Novas Tecnologias Biométricas que trazem maior praticidade e segurança ao nosso cotidiano

 
 

Exposição durante o 2º Biometrics HITech Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference

 

 
 
As tecnologias biométricas e de identificação humana têm apresentado constante evolução e trazem grande contribuição para ampliar a oferta de serviços, driblar a desburocratização, proteger pessoas, inibir fraudes e crimes de falsificação de documentos. A segunda edição do Biometrics HITech Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference, único evento do país especializado neste segmento, apresentou, entre 08 e 10 de novembro deste ano, tendências e novidades cada vez mais ao alcance dos cidadãos, empresas e instituições públicas e privadas.
 
A Gemalto expôs novas carteiras de identidade, que contêm um chip com leitura biométrica, atendendo a três funções distintas, ou seja, identificação, autenticação e assinatura, proporcionando segurança, confidencialidade e abrindo as portas para os serviços eletrônicos. O novo documento possui várias aplicações como em administrações locais, delegacias, bancos, setor social, saúde, entre outros.
 
A Thales apresentou um documento de identificação com os dados biométricos criptografados (com leitura de digitais, íris e face) que não permite falsificação, que pode ser utilizado, por exemplo, pelo varejo e em empresas de saúde, pois evitam fraudes na compra de produtos e/ou serviços.
 
A Montreal apresentou um barramento multibiométrico, com aplicação em instituições financeiras (bancos). O aplicativo reconhece o cliente (pela voz) e permite que o mesmo acesse a conta bancária por meio de um smartphone.
 
A Safran é a única fabricante no mundo a desenvolver um tablet, com certificação do FBI, que permite identificar pessoas, por meio da digital coletada pelo tablet. Já usado pela polícia dos Estados Unidos e França, o equipamento opera de modo remoto e consegue identificar pessoas que estejam sem documentos de identidade. Ideal para uso em bancos, telecomunicações e polícia.
 
A Vision-Box mostrou o controle de fronteiras pelo uso da autenticação biométrica automática da face projetado para uso em aeroportos. O passageiro maior de idade (18 anos) com um passaporte eletrônico pode controlar o próprio processo de imigração e emigração de forma autônoma,  sem necessidade de interagir diretamente com a Polícia Federal. O equipamento já está em uso no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Galeão (Rio de Janeiro).
 
Além de expor tecnologias de ponta, muitas que em breve devem estar à disposição do mercado nacional, o 2º Biometrics HITech realizou paralelamente uma conferência para debater o potencial de uso de tecnologias biométricas em instituições financeiras, varejo, e-commerce, recursos humanos, educação e saúde, entre outros. “Único evento especializado no Brasil, o   Biometrics HITech tem o foco em negócios”, ressaltou Luciano Baptista, organizador do evento, adiantando que a terceira edição será em setembro de 2017, em Brasília, em realização conjunta Congresso Brasileiro de Identificação da Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação (Fenappi).