Novas carteiras profissionais emitidas no Rio reúnem dispositivos de segurança

POR ALESSANDRA HORTO

Rio – Os trabalhadores que forem dar entrada na segunda via da Carteira de Trabalho ou aquele novato que busca o primeiro emprego e precisa do documento já podem optar, no Rio, pelo modelo informatizado da documentação. O processo de informatização foi implementado como forma de evitar fraudes que aconteciam devido as vulnerabilidades apresentadas pelo modelo antigo.

Outra novidade que estará no bolso dos cidadãos brasileiros, a partir de dezembro, será o Registro de Identidade Civil (RIC), que reunirá vários tipos de documentos em um só, como a Identidade, o CPF, o Título de Eleitor, o PIS/Pasep, entre outros.

No Estado do Rio, é possível emitir a nova Carteira de Trabalho na Superintendência Regional do Trabalho, no Castelo, no Centro. A superintendente do órgão, Silvana Santos, explica que o número do documento não é mais preenchido à mão pelo servidor. Agora a sequência vem perfurada, impedindo rasuras. “A foto não é mais colada, pois a imagem é capturada na hora”, complementa.

A superintendente afirma que é muito comum o trabalhador que possui a carteira velha não conseguir sacar o FGTS devido a qualquer problema com a foto, sendo obrigado a fazer uma nova documentação.

Folhas costuradas

Para evitar que se desprendam da capa, as folhas da nova carteira são costuradas e não mais grampeadas. O que também impede que sejam trocadas indevidamente.

Segundo Silvana Santos, a carteira informatizada serve como documento de identificação, mas não substitui a identidade. É necessário apresentar os documentos originais, como Título de Eleitor e habilitação.

O eletricista Leonardo Farias, 26 anos, optou pelo novo documento quando emitiu a segunda via. “O modelo atual é mais prático porque reúne outros documentos. Não tenho a necessidade de carregar outros”, disse Farias.

Identidade muda em dezembro

As eleições deste ano serão as últimas que os brasileiros terão problemas de identificação. Em dezembro, o Registro de Identidade Civil será lançado em todo o País. O uso do novo documento será importante para determinadas regiões do País, principalmente as que têm problemas com emissão de Identidade. Muitos estados do Nordeste têm importante quantidade de emissão de certidão de nascimento e título de eleitor por causa de medidas assistencialistas.

A substituição deve ser concluída em nove anos. Mas somente em dezembro desse ano serão confeccionados 100 mil novos documentos.

O cartão terá código MRZ, sequência de caracteres utilizada em documentos internacionais. Haverá chip com informações do cidadão.

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/10/novas_carteiras_profissionais_emitidas_no_rio_reunem_dispositivos_de_seguranca_116083.html