Nova identidade estará disponível em Rondônia em 2012

O Registro de identidade Civil – RIC estará disponível em Rondônia até o final de 2012, segundo estimativas do Instituto de Identificação Civil e Criminal, órgão ligado à Secretaria de Segurança e Cidadania – Sesdec.

Duplicidade
Baseado no sistema de impressões digitais, o RIC acabará com a duplicidade de registro, evitando a clonagem e fraudes.
Por se tratar de um sistema de numeração única, disponibiliza uma identidade mais confiável e segura, pois seu material é feito de policarbonato em várias camadas, que são  resistentes e duráveis. O material é especialmente preparado para o processo de gravação a laser e proporciona maior qualidade gráfica. Este detalhe dificulta a alteração dos dados impressos, além de sete dispositivos e códigos de barras.

Nele estarão contidas informações de alguns documentos pessoais como CPF, carteira de motorista, título de eleitor, Pis Pasep e carteira de trabalho. Estes documentos continuarão com o mesmo número, não haverá mudanças, somente o RG que ganhará um número único. 

Aglutinação
O diretor do Instituto de Identificação, Marcos Ausgusto Bitencourt, diz que “a vantagem deste sistema será a aglutinação de diversos documentos, garantindo maior segurança aos usuários. O sistema de identificação por ser um certificado digital é inviolável".

O RIC não é obrigatório e a sua validade será de 10 anos. Depois deste prazo, quem optar pelo sistema único de identificação terá que trocar a identidade.