SÃO PAULO – O custo do novo registro de identidade com chip no Brasil deverá ser fixado em um patamar entre R$ 12 e R$ 20, segundo informou o INI (Instituto Nacional de Identificação) da Polícia Federal. Com o tempo, no entanto, o documento poderá ficar mais barato.
Entre os dias 23 e 31 deste mês, o Comitê Gestor, que funciona no âmbito do Ministério da Justiça, se reunirá com institutos de identificação dos estados e outros ministérios para definir os primeiros padrões do documento.
A nova identidade reunirá dados como o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Mesmo com o novo modelo, o uso de outros documentos não será dispensado, já que a nova identificação digital deve levar nove anos para atingir os mais de 190 milhões de brasileiros.
Piloto
O projeto piloto da identidade digital deve emitir 100 mil documentos até o final do ano. No total, 22 Estados já aderiram ao projeto, com excessão de São Paulo e Rio Grande do Sul.
O RG (Registro Geral) tradicional está em uso no País há mais de cem anos.