A região Norte foi a que mais cresceu em visitas na internet nos últimos três meses, com uma expansão de 19,12%. No entanto, continua sendo a que tem menor participação – apenas 3,24%. A liderança do ranking é do Sudeste, com participação de 61,25% sobre o total de visitas no País, seguida pelas regiões Sul, com 16%; pelo Nordeste com 12,35% e Centro-Oeste com 7,12%.
Os dados foram apurados pela pesquisa do Hitwise, serviço da Serasa Experian para medição de market share na internet que monitora o comportamento de 500 mil pessoas na internet. A pesquisa compara as 12 semanas terminadas em 2 de abril de 2011 com as 12 semanas terminadas em 1º de janeiro de 2011. A pesquisa também identifica os sites mais populares em market share no período de 12 semanas terminadas em 2 de abril de 2011.
“Desde o final do ano passado, conseguimos identificar dados sobre o comportamento de navegação dos usuários brasileiros em nível estadual, algo inédito em no Brasil. Nosso objetivo com essa solução é prover aos anunciantes, veículos e agências de publicidade informações que gerem ainda mais negócios na internet, independentemente da região ou do estado que eles estejam” afirma o presidente da Unidade de Marketing Services da Serasa Experian para América Latina e executivo responsável pela pesquisa do Hitwise, Juliano Marcílio.
“Sabemos que o Brasil é um país continental. Por isso, é importante salientar que para uma empresa atuar em todas as suas regiões e estados não basta presumir que o comportamento dos usuários seja igual em todos os lugares” completa Marcílio.
Na região Sudeste o número de visitas cresceu 0,23%, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais atingiram market share no País de 36,37%, 13,53% e 9,5% respectivamente. Já o Espírito Santo caiu 8,64%, ficando com 1,84% do total.
Na região Centro-Oeste houve queda de 4,81%. O Mato Grosso do Sul caiu 0,91% e ficou com 1,15%, Distrito Federal caiu 5,02% e ficou com 2,82%, Goiás caiu 5,86% e ficou 2,06% e Mato Grosso caiu 5,9% e ficou com 1,09%.
O Sul aumentou sua participação em 1,71%, alcançando a 16,04% total. No Paraná houve avanço de 2,18%, alcançando 6,36% de participação; no Rio Grande do Sul subiu 1,48% para 5,73% e em Santa Catarina avançou 1,43% e atingiu 3,95%.
Já região Nordeste, que na última pesquisa do Hitwise, de dezembro de 2010, havia sido a que mais tinha crescido, dessa vez recuou 4,41%, atingindo 12,35% de market share de visitas. Todos os estados da região tiveram um desempenho negativo: Sergipe recou 0,73% e ficou com 0,52%, Paraíba caiu 1,39% e ficou com 0,88%, Alagoas caiu 2,25% e ficou com 0,64%, Pernambuco caiu 4,03% e ficou com 2,36%, Rio Grande do Norte caiu 4,17% e ficou com 0,93%, Bahia caiu 4,17% e ficou com 4,17%, Piauí caiu 5,35% e ficou com 0,44%, Ceará caiu 6,44% e ficou 1,79% e Maranhão caiu 8,88% e ficou com 0,62%.