A japonesa NEC testou, a partir de dados públicos do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR), uma ferramenta voltada à simulação de deslizamento de terra para prevenção de desastres naturais.
A iniciativa da empresa mobilizou especialistas da matriz da NEC dedicados a estudar e conhecer mais profundamente as características e condições geológicas locais.
Os testes para esta ferramenta, os primeiros na América Latina, foram conduzidos nas encostas do Morro da Formiga e do Morro da Cotia, na Tijuca, no período de chuvas
“A ferramenta utilizou instrumentos e dados da cidade, como pluviômetros, mapeamento geológico, radar, etc, fazendo uma análise inteligente e gerando informações importantes, que poderão auxiliar o gestor quanto ao envio dos alertas e acionamento do sistema de alarme nas áreas com risco iminente de deslizamento”, informa Márcio Moura Motta, subsecretário da Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro.
O sistema da NEC baseia-se na modelagem numérica e analisa as condições de estabilidade das encostas, os dados sobre o solo, bem como sua ocupação e as precipitações.
As informações são coletadas por uma rede de sensores e, então, correlacionadas e analisadas em uma plataforma de big data, informando ao gestor, em tempo real, os níveis de risco de deslizamento de terra com altíssima precisão e uma antecipação de três dias.
Na América Latina, a NEC oferece soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. A NEC também desenvolve na região projetos para cidades inteligentes, broadcasting e segurança integrada.