NEC participa do desenvolvimento de Cidade Inteligente no Brasil

A NEC Corporation anunciou na semana passada que a sua sede regional na América Latina, a NEC América Latina S.A., está participando do desenvolvimento dos primeiros projetos de "Cidade Inteligente" no Brasil em cooperação com o Consórcio Arena Pernambuco, subsidiária do Grupo Odebrecht, multinacional brasileira que atua nas áreas de engenharia e construção, petroquímica, energia, bioenergia, petróleo e gás, setores imobiliários e engenharia ambiental. O consórcio é responsável por gerir a nova arena multiuso e também por promover o desenvolvimento urbano nesta área da região metropolitana de Recife, capital do estado de Pernambuco.

A área já está chamando a atenção pela construção do novo estádio para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Pernambuco tem como meta a criação de uma cidade inteligente de próxima geração, que ofereça um distrito de entretenimento preparado para sediar empresas, além de instalações de P&D, universidade, hotéis e shopping center, a fim de proporcionar um ambiente de negócios autossustentável após a Copa do Mundo.

Nos termos do memorando, que foi celebrado na presença do governador de Pernambuco e representantes da NEC e da Arena Pernambuco, está contemplada uma infraestrutura de próxima geração urbana, incluindo "Governo Eletrônico que utiliza computação em nuvem", "sistemas de energia inteligente" e "construção da infraestrutura de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) de apoio para uma ampla variedade de eventos de grande escala", permitindo que a região seja um centro de entretenimento, turismo e negócios por meio de avançadas tecnologias.

O projeto da Cidade Inteligente de Pernambuco se beneficiará da experiência da NEC em projetos semelhantes realizados em mais de 30 países em todo o mundo, incluindo soluções integradas de segurança pública, soluções avançadas utilizando sensores como RFID, soluções ambientais e de energia, como os projetos que estão sendo conduzidos com o EPRI (Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica) nos EUA e a ENEL Distribuzione na Itália. Além disso, a NEC trará sua experiência de suas realizações como o projeto nacional de TIC da China chamado de "Internet of Things", o projeto de TIC do governo da Austrália e também do Corredor Industrial Delhi-Mumbai (DMIC) na Índia.

“Pensando no futuro, a NEC pretende avançar no portfólio de soluções de cidades inteligentes e promover a expansão de projetos em acordo com as necessidades locais, aproveitando a expertise das cinco sedes regionais da NEC e seus centros de competência para gerar projetos de cidade inteligente, preparados principalmente para os mercados emergentes”, afirma o diretor de negócios para governo da NEC no Brasil, Massato Takakuwa.

O diretor-presidente da Arena Pernambuco, Marcos Lessa, afirma que este projeto será o maior legado da Copa do Mundo para o Brasil e que poderá utilizá-lo como exemplo para outras Cidades Inteligentes ao redor do país. Ser escolhido para fazer parte desse projeto reafirma o comprometimento do Grupo Odebrecht com o desenvolvimento das comunidades onde atua”, destaca.