Companhia apresentará sua solução de identificação eletrônica – AFIS – que está implementada na instituição desde 2006.
O Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul, uma das mais importantes entidades de segurança pública do estado, acaba de completar 13 anos de existência. Para comemorar o aniversário e as conquistas da entidade durante essa trajetória, a instituição promoverá um evento para os parceiros, no qual abordará a importância das inovações tecnológicas para a área de segurança no Brasil. O evento acontece durante os dias 18 e 19 de agosto, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS).
Na ocasião, a NEC Brasil, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e tecnologia da informação, apresentará as funcionalidades e os resultados do seu Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais (Automated Fingerprint Identification System – AFIS), que está implementado no IGP desde novembro de 2006 para otimizar a segurança na emissão das carteiras de identidade. O sistema permite maior inteligência na realização das pesquisas de fragmentos de impressões digitais encontradas em cena de crime, sendo o primeiro case desta solução da NEC no Brasil.
Marcio Nunes Bastos, especialista em sistema AFIS da NEC Brasil, apresentará a palestra AFIS Criminal e RIC – Registro de Identificação Civil, juntamente com o diretor do departamento de identificação do IGP, Guilherme Ferreira Lopes. O objetivo é apresentar a importância da modernização dos sistemas de identificação do país, já que a recente regulamentação do RIC no Brasil ampliou a necessidade de modernizar os bancos de dados e controlar os registros dos cidadãos de maneira eletrônica. Além disso, os especialistas apresentarão os resultados do projeto em funcionamento no IGP e as vantagens da solução para a sociedade brasileira como um todo.
“Já temos diversos clientes que utilizam essa solução, como a Polícia Civil do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul, mas o IGP foi pioneiro no Brasil e se transformou em um grande caso de sucesso, que influencia a decisão de diversos outros órgãos públicos. Hoje, os peritos do Departamento de Identificação (DI) do IGP contam com a ferramenta eletrônica para auxiliar o trabalho de identificação de impressões digitais e de outros processos de maneira mais ágil, emitindo a carteira de identidade com maior segurança. Além disso, com a regulamentação do RIC, acreditamos que cada vez mais os estados brasileiros devam elaborar seus projetos incorporando a tecnologia AFIS, sendo o IGP uma referencia para os mesmo. Por isso, esse evento será uma ótima oportunidade para difundir os benefícios dessa tecnologia na sociedade e no governo”, afirma Bastos.
A solução é baseada na tecnologia biométrica e permite a unificação dos bancos de dados dos brasileiros em todo o território nacional através das impressões digitais. Além disso, o AFIS da NEC permite diversos avanços no que diz respeito à segurança de identidade no meio virtual, facilitando a vida dos cidadãos em variados aspectos. O sistema pode ser utilizado em redes policiais para identificação de pessoas de maneira digital, auxiliando a resolução de crimes, por exemplo. No âmbito civil, evita delitos de falsificação na emissão de registros de identidade de documentos, passaportes, habilitação de motorista, entre outros.
A identificação de impressões digitais automatizada está baseada no processamento dos pontos característicos das impressões digitais (chamado minúcias). O sistema proporciona alta precisão, independentemente do tamanho da base de dados. As imagens das impressões digitais são recebidas e o sistema extrai automaticamente as minúcias, classifica os tipos de padrões, realiza a busca na base de dados e reporta o resultado otimizando a intervenção humana.
Além de diversas palestras e a apresentação de pesquisas sobre o segmento de segurança nacional, haverá o lançamento da bandeira do IGP, o IV Seminário de Estudos, Pesquisas e Inovações do IGP e a entrega das medalhas de Mérito Pericial e Serviço Pericial aos profissionais da instituição. A abertura das comemorações também contará com a palestra “A Segurança Pública no RS”, realizada pelo Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Edson de Oliveira Goularte.
Sobre a NEC Brasil
No Brasil, a NEC oferece soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. A NEC também desenvolve no país projetos de supercomputação, broadcasting e identificação biométrica. Com mais de 40 anos de experiência no mercado local, a NEC é subsidiária da NEC Corporation, uma das maiores companhias globais de tecnologia.
http://www.nec.com.br/site/content/news/press_detalhe.asp?id=636