NEC fortalece estratégia para RIC

A NEC Brasil, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e TI, passa a disponibilizar ao mercado o Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais (Automated Fingerprint Identification System – Afis). A plataforma pode ser utilizada em sistemas policiais para identificação de pessoas de maneira digital e reforça a estratégia de implementação do Registro de Identificação Civil (RIC) digital, cartão com chips que substituirá a carteira de identidade.

A Afis pode ser utilizada em sistemas policiais para identificação de pessoas de maneira digital e evita falsificação na emissão de registros de identidade de documentos. A solução é baseada na tecnologia biométrica e deverá unificar os bancos de dados dos brasileiros em todo o território nacional, com um sistema digital voltado ao governo e às empresas.

A companhia explica que o sistema funciona da seguinte forma: as imagens das impressões digitais são recebidas e o sistema as extrai automaticamente, classifica os tipos de padrões, realiza a busca na base de dados e reporta o resultado.

Em muitas situações, hoje, há quantidade insuficiente de material para coleta de impressões, o que requer um especialista para comparar e recriar as características das digitais. “Esse processo manual é um dos maiores obstáculos para uma rápida investigação de crime”, diz Massato Takakuwa, diretor de negócios para governo da NEC Brasil.

No Brasil, prossegue Takakuwa, a Polícia Civil do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul, contam com a ferramenta eletrônica para auxiliar o trabalho dos peritos na identificação de impressões digitais.