A NEC Corporation (NEC) e a Lenovo anunciaram hoje o lançamento da NEC Lenovo Japan Group, fornecedora de computadores do Japão. De acordo com os mais recentes números oferecidos pelos analistas, o novo grupo vai totalizar quase 25% do mercado de computadores do país, com uma forte presença nos setores comercial e governamental e de vendas ao consumidor.
O grupo vai alavancar as forças e o conhecimento especializado complementares da NEC e da Lenovo para oferecer maior valor para os usuários e parceiros no Japão, oferecendo produtos competitivos e inovadores e combinando altos padrões de serviços.
"Estamos orgulhosos de anunciar o lançamento do grupo NEC Lenovo Japan. Estamos engajados em extensas conversações com a NEC desde o anúncio da joint venture, em janeiro, para implementar o crescimento mútuo e cimentar as nossas bases, para oferecer produtos e serviços inovadores e de alta qualidade para os clientes japoneses", disse o diretor executivo da Lenovo, Yang Yuanqing,.
Com base na aliança estratégica entre a NEC e a Lenovo, o NEC Lenovo Japan Group inclui três empresas: a holding, Lenovo NEC Holdings B.V., recentemente fundada em 1º de julho, e suas subsidiárias integrais, NEC Personal Computers Ltd., formada com a separação da unidade de negócios de computadores da NEC Personal Products Ltd. e a Lenovo Japan Ltd. Como resultado desta transação, a NEC recebeu da Lenovo US$175 milhões através de emissão das ações da Lenovo.
A NEC e a Lenovo retêm participações acionárias na joint venture (51% pela Lenovo e 49% pela NEC). Roderick Lappin, presidente da Lenovo Japan Ltd., é o presidente executivo da joint venture, e Hideyo Takasu, presidente e diretor representante da NEC Personal Computers Ltd., é o presidente e diretor executivo.
"Com essa aliança, as duas empresas continuarão a progredir e a manter o compromisso com os usuários de computadores do Japão, além de contribuir ainda mais para o crescimento do mercado de computadores no país. Vamos também reforçar nossas iniciativas de ser a número 1 em satisfação do cliente por nossa qualidade, função e serviço. Além disso, com base nesta parceria estratégica, continuaremos a discutir e avaliar novas oportunidades com esta parceria global", declarou o presidente da NEC, Nobuhiro Endo.
As empresas estão convidando os clientes a comemorar o lançamento da nova joint venture com um programa que vai oferecer um milhão de yens em prêmios através dos sites de compras NEC Direct e Lenovo Shopping para as duas empresas. Os vencedores serão lecionados por loteria. Detalhes da "Campanha de comemoração do lançamento do “NEC Lenovo Japan Group Launch Celebration Campaign,” que ocorrerá entre 04 de julho de 2011 a 04 de agosto de 2011, estão disponíveis no site http://campaign.nec-lenovo.jp/.
O novo grupo vai manter as marcas da NEC e da Lenovo e os produtos vão continuar a ser vendidos através dos respectivos canais de vendas existentes. Ao combinar as forças das duas empresas, como a extensa experiência da NEC no Japão e a escala global da Lenovo em cadeia de suprimentos e aquisições, a Lenovo e a NEC vão ajudar as estruturas de desenvolvimento de produtos e oferecer produtos de alta qualidade e alto desempenho.