NEC enuncia tendências e soluções disruptivas para o mercado backhaul

 A NEC Corporation (TSE: NEC 6701) irá apresentar as principais tendências que estarão na gênese de uma onda de inovação disruptiva no domínio do backhaul de redes móveis até 2020, na conferência Packet Microwave & Mobile Backhaul, que decorre de 22 a 24 de setembro de 2014 em Düsseldorf.

 
A NEC acredita que as operadoras de redes irão partilhar e comercializar capacidade de rede, contribuindo dessa forma para assegurar um mercado competitivo, sustentável e promotor da inovação. Assistiremos também ao aparecimento de mercados de conectividade criados para satisfazer as necessidades de uma diversidade de fornecedores de serviços que não possuem os seus próprios ativos de rede, dotando-os de recursos que lhes permitam chegar aos seus clientes de uma forma não só flexível e competitiva como também adaptável a perfis de procura em constante mudança. O backhaul móvel será cada vez mais uma peça essencial deste puzzle à medida que a conectividade wireless e a mobilidade aumentam, no sentido de suportar novos serviços, além dos tradicionais serviços de voz e de dados.
 
Tendo em conta estas necessidades, a NEC está a concentrar-se em três áreas-chave de inovação tecnológica:
 
· Capacidade: Será sempre necessária maior capacidade devido ao crescimento intrínseco do tráfego e aos novos serviços de difusão de conteúdos e M2M sobre redes móveis – na indústria automóvel, por exemplo – mas também porque os mesmos ativos físicos serão utilizados por múltiplos fornecedores de serviços. A tipologia das redes tornar-se-á mais diversa com a utilização do Cloud RAN e do backhaul em fibra, onde estes se encontrem disponíveis, e de uma camada de pequenas células de elevada densidade com uma nova geração de soluções de backhaul wireless.
 
· Redes orientadas para serviços: Novas ferramentas que façam a gestão, de forma muito granular e diferenciada, da Qualidade de Serviço (QoS), serão essenciais numa situação de grande diversidade de fornecedores de serviços e de aplicações que utilizam os mesmos ativos físicos. Serão necessárias soluções OAM&P («Operations, Administration, Maintenance & Provisioning») de próxima geração para satisfazer as necessidades de uma diversidade de serviços e aplicações que, como processos virtuais distintos, partilham a infraestrutura de «Software Defined Network» (SDN).
 
· Custo: O custo-por-bit do tráfego backhaul continuará a diminuir, tendo em conta a capacidade de comercializar a conectividade num mercado aberto, com maior transparência de preço e maior concorrência. Além disso, novas tecnologias de virtualização e de análise permitirão a utilização mais alargada e eficiente do excesso de capacidade de rede, melhorando a eficiência dos ativos atuais e eliminando os custos resultantes do sobre aprovisionamento de recursos.