A NEC Corporation e a Telefônica anunciaram um acordo para lançar no mês de outubro o primeiro teste no Brasil para virtualizar parte do equipamento existente nas instalações do cliente (vCPE). Por meio da unidade de negócios global de operações da Telefônica Global Resources, a solução vCPE (virtual Customer Premises Equipment) irá simplificar o processo de instalação de equipamentos, e consequentemente, o acesso e a conectividade à rede de banda larga da Telefônica. A vCPE é um equipamento físico instalado na casa do cliente, que pode incluir roteador, decodificador de TV a cabo, terminal telefônico, e etc.
Ainda dentro da parceria estratégica recentemente anunciada pelas duas empresas na área, a Telefónica e NEC irão unir suas capacidades tecnológicas e colaborar no desenvolvimento de vCPE . A solução, baseada em um protótipo desenvolvido pela Telefónica I+D, com contribuições e de integração feitas pela NEC, permitem que certas funções de IP sejam deslocadas para longe dos gateways residenciais (o equipamento instalado na casa do cliente) em direção à rede da própria da operadora. Como resultado, os usuários finais terão uma implantação do serviço mais rápida e verão melhorias no funcionamento das redes e os benefícios no caso de necessidade de manutenção. Para isso, Telefônica e NEC irão realizar uma série de testes de campo no País, onde a Telefônica oferece serviços de acesso de banda larga a milhões de casas e empresas, com o objetivo de ter a solução pronta para implantação em julho de 2014.
Como a demanda por serviços de acesso de banda larga da Telefônica continua a crescer, a introdução da solução CPE irá melhorar e simplificar principalmente a manutenção e operações dos serviços de virtualização, movendo as funções do equipamento instalado na casa do cliente para a rede da Telefônica.
Ao minimizar a dependência do hardware, a virtualização trará benefícios consideráveis tanto para a gestão da rede e quanto para o usuário final. Isto significa que a gestão da rede deve se tornar mais fácil e flexível, garantindo maior controle e segurança dos produtos eletrônicos de consumo conectados à rede, também reduzindo eventuais incidentes e avarias. No geral, ele irá acelerar a implantação de novos serviços nas casas ao longo dos próximos anos, diminuindo também o tempo de colocação do produto no mercado (time to market) e ainda melhorar a experiência de conectividade do cliente.
O vCPE faz parte do portfólio “Soluções SDN para operadoras da NEC Telecom” que inclui soluções inovadoras com baseadas em tecnologia SDN (Software-Defined Networking) e NFV (Network Functions Virtualisation). Desta forma, a NEC combina tecnologias, produtos e serviços que permitem o desenvolvimento da rede da operadora, atendendo as necessidades do negócio.
"A NEC é líder no desenvolvimento de soluções SDN e NFV, sendo que foi a primeira e fornecer um produto SDN comercial do mundo", explica Kazuya Hashimoto, Vice- presidente Executivo para Soluções para Operadoras da NEC para EMEA – Europa, Oriente Média e África. "A solução vCPE da NEC fornece uma topologia de rede aberta e flexível, que simplifica o gerenciamento de rede, e de forma proativa, aborda desempenho e contribui para a alta disponibilidade dos serviços da Telefônica".