A NEC Corporation (TSE: NEC 6701) e a Telefónica conquistaram o prémio da Telecoms.com para o melhor projeto de inovação em rede fixa de 2014 pelo seu teste de virtualização de CPE (vCPE), que está a ajudar a reduzir os custos de acesso à rede de banda larga e a criar uma plataforma que permite acelerar futuras inovações nos serviços. O teste decorre no Brasil, onde a Telefônica opera sob a marca Vivo e faculta serviços de banda larga, assim como telefone fixo, TV por cabo e serviços móveis.
A NEC e a Telefônica foram as primeiras empresas do mundo a iniciarem a virtualização das gateways residenciais de banda larga, em outubro de 2013. Esta gateway simplificada oferece conectividade, funcionando como um ponto de acesso, um switch e um modem. Todas as funcionalidades de routing IP (IPv4 e IPv6), a configuração de Dynamic Host Configuration Protocol e a funcionalidade de Network Address Translation passam a ser provisionadas remotamente a partir da cloud, como funções de rede virtualizadas (VNFs) em servidores disponíveis comercialmente (COTS – commercial-off-the-shelf).
Uma gateway residencial simplificada não só é menos propensa a avarias, como as correções ou upgrades de firmware, de largura de banda ou de memória podem ser feitas remotamente, eliminando as dispendiosas visitas técnicas de intervenção à residência do cliente. Os clientes atuais da Vivo passam a usar a sua gateway residencial atual como um router virtualizado e as funções migradas são desligadas remotamente. Pelo facto de não ser necessário substituir as atuais gateways por novos equipamentos, os operadores podem beneficiar de poupanças de cerca de 30%, segundo um estudo global da NEC. Por outro lado, para novos clientes, pode ser fornecida uma gateway mais simples e económica, mas que mantém capacidade para suportar serviços avançados.