NEC e Swisscom implementam cloud computing no Grupo CitizenM

A NEC Corporation, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e tecnologia da informação, e a Swisscom, operadora líder em telecomunicações na Europa, anunciam a implementação de comunicações baseadas em nuvem para o Grupo de Hotelaria CitizenM. O projeto, que será implementado no novo hotel do grupo, em Glasgow, na Escócia, é baseado na solução UNIVERGE Sphericall da NEC, uma plataforma de comunicação IP baseada em software, oferecida em ambiente virtualizado.

A NEC Unified Solutions, subsidiária da NEC Europe, hospedou a plataforma baseada em Sphericall em seu data center local, fornecendo-a como solução de Software as a Service (SaaS). A Swisscom utilizou a arquitetura aberta de serviços web da Sphericall para integração com o serviço de gestão hoteleira, trazendo ao hotel uma solução de gestão comercial com hospedagem completa e totalmente integrada. Como parte da solução, a Swisscom também está realizando toda a tarifação de chamadas, garantindo que todas as ligações sejam encaminhadas de forma ideal e econômica.

Desde a inauguração do primeiro hotel, no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, em meados de 2008, a rede CitizenM (o "M" da marca significa "móvel") estabeleceu uma marca exclusiva de luxo acessível, que oferece aos hóspedes o que mais desejam e necessitam. Agora, com o mais novo hotel em Glasgow, que conta com 198 apartamentos, o Grupo está entrando no mercado britânico e planeja abrir mais dois novos hotéis em Londres.

Leo Brand, diretor-executivo da Swisscom Hospitality Services, acredita na eficiência das soluções NEC para o ramos de hotelaria. "Selecionamos a NEC como principal parceira de nosso ecossistema para voz devido ao poder da UNIVERGE Sphericall no ambiente de nuvem, uma plataforma de comunicação com foco em serviços que oferece capacidade de expansão, baixo custo de manutenção e custos iniciais de implantação, permitindo integrar as comunicações a aplicações e processos essenciais aos negócios em todo o hotel. Além disso, a plataforma está sendo implantada em um ambiente virtualizado, ou seja, à medida que o CitizenM se expandir, pode utilizar a mesma tecnologia em novos hotéis sem grandes investimentos", analisa.

Michael Levie, diretor operacional do CitizenM, explica que além da eficiência operacional das soluções, o projeto permitiu cortes consideráveis de custos na área de TI dos hotéis. "Estamos criando uma grande campanha de expansão da marca CitizenM para novos destinos urbanos, com projeto de instalações em Londres, Nova York, Paris, Milão, Zurique e Hong Kong. Precisamos de uma solução econômica, confiável e segura, e que apresente instalação rápida e fácil. Ao utilizar um modelo de comunicações em nuvem, alcançamos esse objetivo e evitamos todos os custos e contratempos de implantar nossa própria infraestrutura. A Swisscom e a NEC são duas marcas conhecidas e comprovadas, que oferecem a melhor solução do mercado, confiável e econômica, e, por utilizarmos um ambiente virtualizado, podemos reduzir significativamente despesas de capital com TI, eliminando ao mesmo tempo custos de manutenção no local", destaca.

Já Chris de Silva, vice-presidente da NEC Unified Solutions na Europa, Oriente Médio e África, analisa a importância de projetos desta natureza no setor hoteleiro em todo o mundo. "A NEC tem o prazer de firmar esta parceria com a Swisscom para o desenvolvimento de serviços de comunicações em nuvem no setor hoteleiro no Reino Unido e no mundo. À medida que os serviços baseados em nuvem se expandem, a gestão e a localização de aplicações essenciais e ambientes de computação voltados para o usuário tornam-se irrelevantes. A empresa e o funcionário agora estão menos interessados em que lugar suas plataformas e aplicações estão sendo hospedadas, e mais interessados em serviços inovadores econômicos e de rápida implantação, ou seja, em resultados efetivos”, finaliza.

Perfil-A Swisscom Hospitality Services (SHS) é uma divisão da Swisscom, operadora líder em telecomunicações na Europa, que oferece um vasto portfólio de produtos e serviços para comunicação de voz e dados móvel, fixa e por IP. Potencializando a experiência de tecnologia do Grupo, a SHS oferece soluções de comunicação e entretenimento por IP, criadas para atender às exigências dos hotéis mais exclusivos do mundo. A empresa possui mais de 2.000 hotéis filiados nos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Além disso, oferece soluções de rede personalizadas a mais de 10 mil conferências e eventos todos os anos, e suporte a mais de 50 mil reuniões sem necessidade de equipe técnica de apoio.