NEC e Angola Cables vão construir o primeiro cabo submarino no Atlântico Sul

 A Angola Cables S.A. anunciou a assinatura de um contrato com a NEC Corporation para a construção do primeiro sistema de cabos submarinos no Atlântico Sul. A NEC será a empresa fornecedora do sistema South Atlantic Cable System (SACS), que vai ligar Angola ao Brasil, estabelecendo pela primeira vez uma ligação direta entre o continente Africano e a América Latina e permitindo dessa forma transmissões de dados de alta velocidade e de grande capacidade, fomentando o comércio e o crescimento económico.

 
Para responder à crescente procura de tráfego de banda larga, móvel, TV e empresarial que atravessa o Atlântico Sul, o SACS vai contar com as mais recentes tecnologias de transmissão ótica e os mais recentes cabos de alta qualidade com 4 pares de fibras, com uma capacidade inicial de 40Tb/s (100Gb/s x 100 comprimentos de onda x 4 pares de fibras).
 
O sistema de cabos irá ligar a estação de Sangano em Angola, perto de Luanda, a um centro de dados em Fortaleza, no Brasil, que será construído especificamente para receber os sistemas de cabos atualmente em implementação pela Angola Cables. O operador anunciou recentemente a construção de outro sistema de cabos, o COTA (Cable Of The Americas), que ligará Santos e Fortaleza no Brasil a Miami nos E.U.A. Assim, a Angola Cables vai ligar Angola e África diretamente ao Brasil e aos E.U.A. através do SACS e do COTA, complementando assim a ligação existente entre África e Europa através do WACS (West Africa Cable System).