Foi anunciado por parte da NEC Corporation um protótipo de um Sistema de Antenas Ativo, com um grande número massivo de elementos para estações base de pequenas células 5G. Este sistema é compatível com a banda low-SHF e combina os elementos da antena com os componentes RF, para isso recorre a uma placa de circuito com grande densidade e a um circuito integrado.
Graças à implementação de um controle digitalizado do lóbulo de radiação de antena e da pré-codificação MIMO, conseguiu-se obter melhores resultados não só no que diz respeito à precisão do lóbulo de radiação com também na obtenção de uma alta eficiência espectral. Este update é bastante importante porque assim mesmo quando os utilizadores se encontram distribuídos de forma assimétrica ou se movimentam dentro de uma célula, é possível oferecer serviços de comunicação de grande capacidade.
“As comunicações 5G atingem maiores velocidades e maior capacidade através da utilização de bandas de alta frequência, capazes de garantir maior largura de banda. Por outro lado, essas bandas de mais alta frequência enfrentam o problema de perdas acentuadas de propagação nas comunicações. Como solução para este problema, a NEC concentrou-se em tecnologias de formação do lóbulo de radiação que melhoram a distância de comunicação e reduzem a interferência, e dedicou-se à investigação, desenvolvimento e demonstração de AASs com um número massivo de elementos que permitem formar um lóbulo de radiação mais preciso”, afirma Nozomu Watanabe, General Manager, Mobile Radio Access Network Division, da NEC Corporation. “O AAS recentemente desenvolvido utiliza a banda low-SHF que deverá ser comercializada por volta de 2020. No futuro, a NEC continuará a assumir a liderança nos testes de desenvolvimento e demonstração que visam a aplicação prática do AAS”.
Foram realizados várias experiências e testes deste novo sistema com operações móveis.