NEC dá início a próximos supercomputadores

 A NEC Corporation anunciou que já iniciou o desenvolvimento de sua próxima geração de supercomputadores vetoriais. Este novo modelo será o sucessor do SX-ACE. Com esta próxima geração de máquinas vetoriais a NEC pretende atingir um desempenho por gabinete (rack) superior a 10 vezes ao modelo atual, e com um desempenho máximo do sistema superior a 100 vezes, resultando na melhora do desempenho do processamento para dezenas de petaflops.

 
A NEC pretende potencializar o conhecimento e as tecnologias alcançados por meio do desenvolvimento do SX-ACE para reduzir o consumo de energia e de espaço, proporcionando assim uma melhora expressiva na eficiência da operação.
 
Especificamente, a companhia pretende desenvolver um supercomputador que consuma menos que 10% de energia do que o modelo atual e que se acomode em menos que 1/30 do espaço. O supercomputador anterior requeria o mesmo espaço que uma sala de reunião para aproximadamente 10 pessoas. Em contraste, o tamanho compacto do novo supercomputador permite aos usuários instalá-lo em espaços correspondentes a uma mesa de trabalho. Os custos com energia elétrica também serão menores que 10%, se comparados ao modelo atual.
 
Além disso, a NEC também planeja oferecer uma linha completa em sua próxima geração de supercomputadores vetoriais. Esta linha oferecerá uma ampla variedade de opções de desempenho para várias aplicações, tais como o uso por pesquisadores individuais ou o uso em Data Centers que processem um grande volume de dados. A linha completa reflete as expectativas da NEC para ampliar o uso da tecnologia vetorial em mercados de Big Data, incluindo análises de imagens e de dados complexos.