Com a reestruturação, a expectativa da companhia é captar novos parceiros para oferecer soluções NEC. “Com a nova estrutura, a área passa a ter papel fundamental para a estratégia de crescimento da companhia nos próximos anos, passando a ter relevância considerável no faturamento dos negócios.”, diz Luiz Villela, diretor de marketing e negócios da NEC Brasil.
As atribuições de crescimento da nova área ficam sob a responsabilidade de Manoel Sieiro, nomeado diretor de vendas Enterprise e de Roberto Hosomi, designado como gerente de vendas de Canais. Espera-se que o aumento da venda Entreprise seja por meio de parceiros e não apenas em venda direta. Além disso, a estratégia definida pela companhia inclui a segmentação de mercado, com programas de capacitação para que os canais possam atender cada vertical de forma especializada, no caso das pequenas e médias empresas (SMB – Small and Medium Business).
Seguindo o modelo de sucesso da NEC em outros países, a companhia reestruturou seu programa de canais, que prevê novas categorias e benefícios para os parceiros, como treinamentos mais específicos e um processo de certificação dos profissionais, além de melhorar o suporte técnico ao canal e promover benefícios atrelados ao comprometimento e ao volume de vendas. A estratégia da companhia também inclui um novo modelo de negócios, no qual os canais são divididos em três categorias: Finder, que atua como desenvolvedor de novas oportunidades para todo o portfólio da NEC Brasil; Revenda Autorizada, que oferece toda a gama de produtos e soluções da empresa na forma de vendas ou locação; e Subdistribuidores, que comercializam os produtos NEC de menor porte por meio de seus canais próprios.
Durante o ano de 2010, a companhia já dobrou os investimentos no setor de canais, além dos aportes em ações regionais, como é o caso dos road shows para apresentação de casos de sucesso em diferentes segmentos verticais, demonstração do portfólio de produtos e soluções da NEC.
“Nosso objetivo é ampliar nossa cobertura geográfica com qualidade, expandindo nossa oferta a todo território nacional. Para isso, a NEC Brasil investe cada vez mais em seus parceiros para impulsionar as vendas e fidelizar os clientes em todo o país, além de estimular a profissionalização e qualificação dos canais. Oferecemos todo o suporte e atendimento necessário e apostamos nessa revitalização da área de canais para ampliar a atuação e capilaridade da companhia em todo o Brasil”, finaliza Villela.
Sobre a NEC Brasil
No Brasil, a NEC oferece soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. A NEC também desenvolve no país projetos de supercomputação, TV Digital broadcasting, identificação biométrica e rastreabilidade (RFID). Com mais de 40 anos de experiência no mercado local, a NEC é subsidiária da NEC Corporation, uma das maiores companhias globais de tecnologia.