Na vanguarda mundial da pesquisa em big data

 Como membro de destaque de Big Data Value, a Indra terá um papel chave na colaboração da indústria com a Comissão Europeia na hora de definir e colocar em prática a agenda estratégica de pesquisa e inovação neste âmbito. Para isso, colaborará com as principais empresas, universidades e centros de pesquisa, instituições e administrações europeias e colocará todo seu conhecimento, experiência e recursos tecnológicos e inovadores no âmbito da gestão, análise e aproveitamento dos dados. Também oferecerá seu profundo conhecimento de diferentes setores de atividade e sua capacidade para validar, testar e levar ao mercado de forma rápida novas tecnologias.

 
A APP em matéria de dados começará sua jornada em 1 de janeiro de 2015 e colocará em ação seus primeiros projetos no Grupo setorial Big Data Value, do qual a Indra é sócia fundadora, assinou um acordo com a Comissão Europeia para criar a Associação Público-Privada (APP) destinada a marcar a estratégia de I+D+i sobre macrodados. O objetivo é reforçar este setor e colocar a Europa como referência mundial tecnológica no aproveitamento de grandes volumes de dados para sua aplicação e geração de valor em todos os setores 2016. É uma associação entre a Comissão Europeia e Big Data Value Association, organização sem fins lucrativos, dirigida pela indústria, que conta com membros de toda Europa e entidades grandes e pequenas da indústria e pesquisa. A associação está aberta às empresas e organizações de pesquisa que desejem unir-se à ela.
 
Conforme a Comissão Europeia, o domínio dos macrodados poderia significar até 30 % do mercado mundial dos dados para os provedores europeus; 100.000 novas vagas de emprego em relação com os dados na Europa até 2020; uma redução de 10 % do consumo de energia, melhores resultados sanitários e um maquinário industrial mais produtivo.
 
A participação da Indra nesta iniciativa se enquadra em seu forte compromisso com a inovação. A companhia desempenhou um papel ativo nos sucessivos programas europeus de colaboração em I+D+i, nos quais reforçou sua posição nos últimos anos. O foco desta atividade inovadora não está somente nas áreas de referência da Indra, como a aeronáutica, o transporte ferroviário, as Smart Cities ou a segurança, mas também nas novas iniciativas tecnológicas de pesquisa e desenvolvimento, nas quais a companhia posicionou-se como uma figura relevante dentro do novo programa cenário europeu.