Mutirão entrega mais de 300 Carteiras de Identidade Nacional em quatro horas, em Manaus

Carteiras de Identidade Nacional emitidas em Manaus — Foto: Carlos Soares/SSP-AM

Carteiras de Identidade Nacional emitidas em Manaus — Foto: Carlos Soares/SSP-AM

Mais de 300 cidadãos que estiveram na manhã deste sábado (27) nos Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus para receber a Carteira de Identidade Nacional (CIN), entregue durante o mutirão realizado pelo governo estadual.

Os atendimentos foram iniciados às 8h e em cerca de quatro horas 338 CINs foram entregues aos respectivos donos. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Acompanhamento

“Constatamos que mais de 17 mil Carteiras estavam aguardando (por seus donos) nos PACs, então decidimos abrir a oportunidade para que as pessoas pudessem vir, em um sábado, buscar seu documento e ter em mãos acesso a mais cidadania”, afirmou Mahatma Porto, diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), órgão vinculado à SSP-AM e responsável pela emissão das CINs.

O diretor destacou ainda que o cidadão que já recebeu a Carteira de Identidade Nacional também pode ter o documento em versão digital. Para isso ele deve cadastrar sua conta no aplicativo GOV.BR do Governo Federal e seguir os passos para baixar a CIN Digital, que tem a mesma validade que o documento físico.

Entregas

Quem consultou e identificou que o documento já está pronto pode se dirigir ao PAC onde foi atendido e realizar a retirada durante a semana, entre 8h e 16h. Para retirar o documento o próprio cidadão deve comparecer e, em caso de adolescentes e crianças, o responsável legal pode receber a CIN.

Para ter certeza que o documento está pronto o cidadão pode acompanhar todo o processo por meio site em que realizou o agendamento (https://amcin.e-instituto.com.br/Vsoft.iDSPS.Agendamento/Atendimento). A consulta é disponibilizada a partir do número de protocolo de atendimento ou pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Fonte: g1