Na cidade de Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba (PR), o sistema Fiscal Web desenvolvido pela IPM está sendo utilizado desde o início de julho pelas empresas que atuaram como prestadoras de serviços. Além da emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e), o sistema contém as ferramentas de Escrita Fiscal com eCPF – modelo similar ao adotado pela Receita Federal – e de Fiscalização.
A NFS-e, por enquanto, é opcional para os prestadores de serviços de Pinhais. “É uma maneira de cativarmos o contribuinte e os contadores, para irem também se acostumando com a nova ferramenta”, explica Francisco Xavier de Oliveira, secretário de Finanças.
Segundo ele, posteriormente a emissão da NFS-e será obrigatória para as empresas que apuram faturamento mensal superior a R$ 200 mil. No próximo ano, serão incluídos na exigência as que faturam mais de R$ 120 mil por mês.
As notas e declarações são geradas online, de forma que os gestores públicos têm acesso em tempo real ao fluxo de serviços prestados e tomados no município. Para garantir a disponibilidade integral dos serviços, o datacenter da prefeitura funciona totalmente integrado ao da IPM.
A IPM programou para a próxima quarta-feira, 27, a realização de um treinamento sobre o sistema Fiscal Web do qual devem participar mais de 150 contadores da cidade, segundo estimativas da empresa.
“Somos a décima economia do Estado do Paraná em arrecadação, com mais de 120 mil habitantes, então já estávamos ansiosos para oferecer essas tecnologias. A expectativa é a melhor possível”, diz Oliveira, em referência ao uso da solução da IPM.