Morpho se une à Visa Europe para promover inovação em pagamento

 
 
 
 
 
Com o nome "Visa Explora o Futuro em Paris", o evento passará por diversas localidades na capital francesa e foi aberta ao público em geral. Em uma área específica dedicada à inovação em pagamento, a Morpho apoiou a Visa com demonstrações de novas formas de realizar pagamentos com o uso de tecnologias, como o reconhecimento biométrico.
 
As soluções biométricas apresentadas pela Morpho combinam segurança e facilidade ao consumidor no momento da compra. As primeiras demonstrações incluem o uso da tecnologia MorphoWave™ para pagamentos de proximidade Visa, a primeira solução biométrica do mundo que captura e combina quatro impressões digitais com um único movimento da mão em menos de um segundo. A segunda demonstração apresenta a autenticação de um pagamento Visa online com reconhecimento facial via smartphone. 
 
Com a atual explosão do e-commerce e m-commerce (mobile commerce), especialistas em pagamento e identidade digital estão se unindo para avançar novas soluções de autenticação e segurança adaptadas a operações bancárias digitais e móveis.  Em fevereiro de 2016, a Morpho e a Visa Inc. anunciaram uma parceria estratégica para desenvolver novas soluções de pagamento, incluindo reconhecimento biométrico. Estas tecnologias serão aplicadas a meios de pagamento existentes, tais como cartões de crédito ou débito, pagamento móvel, caixas eletrônicos e terminais POS, a fim de aumentar a segurança da transação para as instituições financeiras e conforto do cliente. 
 
“As tecnologias biométricas garantirão o futuro da autenticação de pagamento, pois elas atendem perfeitamente as necessidades do consumidor de combinar segurança com facilidade de uso. A precisão destas tecnologias deu um passo espetacular nos últimos cinco anos, claramente posicionando a biometria como o principal método de autenticação nos mercados móveis em crescimento”, diz Anne Bouverot, CEO da Morpho.
 
“A Visa explora constantemente novas tecnologias, a fim de aprimorar as experiências de pagamento e a segurança dos consumidores e dos comerciantes. Estes exemplos mostram o papel que a biometria pode desempenhar em pagamentos futuros", explica Jonathan Vaux, Diretor Executivo de Parcerias de Inovação Digital da Visa Europe 
 
De acordo com uma pesquisa recente da Mobey Forum*, a grande maioria dos bancos pretendem implementar biometria num futuro relativamente próximo, assim como os fabricantes de dispositivos móveis planejam cada vez mais integrar funcionalidades de biometria em seus dispositivos. A partir de agora até 2017, mais de um bilhão de usuários poderão ter acesso a serviços bancários com o uso de sistemas biométricos. 
 

A mesma tendência se aplica a smartphones, com mais de 200 modelos integrando tecnologia biométrica chegando ao mercado desde 2013. Seiscentos milhões de smartphones deste tipo estão atualmente em uso, equivalendo a 28% do mercado, e todos os smartphones no mundo todo podem muito bem possuir esta tecnologia até 2018.