Mopho compremete-se a garantir acesso móvel ao e-saúde

 A partir de 2014, o principal hospital de Clermont-Ferrand foi sucesso quanto aos testes da nova solução de gerenciamento móvel de identidade desenvolvido pela Orange Healthcare e Morpho. Cédric Huet, responsável de Marketing & Desenvolvimento de Negócios da Morpho, nos diz mais sobre ele.

 
Você pode explicar o princípio por trás dessa solução projetada especificamente para o setor de saúde?
A solução dá aos médicos o acesso totalmente seguro a registros médicos dos pacientes a partir de um tablet ou smartphone. A autenticação é baseada em um jogo entre o cartão SIM do aparelho e o número de identificação único introduzido pelo médico, que tem que digitar um código PIN para ser capaz de acessar os registros médicos dos pacientes em um site de Internet segura.
 
Qual é o resultado dos ensaios executados em Clermont-Ferrand?
Eles destacaram as vantagens do acesso móvel para aplicações de saúde. Eles também demonstrou nossa capacidade de manter uma separação distinta entre as duas identidades, ou seja, a identidade do médico "original" e a identidade móvel prestado pela Orange, por isso as responsabilidades podem ser claramente estabelecida. Este foi um ponto importante, dada a proteção de dados dos hospitais e requisitos de confidencialidade. E o mais importante, os usuários estão muito satisfeitos com o sistema. Descobrimos que, durante as sessões de interrogatório, eles falaram muito sobre a aplicação de saúde, mas não mencionou a identificação de todo, o que mostra que eles simplesmente pegou esse aspecto em seu passo. Era exatamente o nosso objetivo.
 
Quais são os próximos passos com este projeto?
Orange Healthcare é esperado para colocar a solução no mercado no primeiro semestre de 2015 Enquanto isso, mais uma rodada de ensaios serão realizados em um hospital na Catalunha. Há uma forte demanda por um sistema como este. O hospital Clermont-Ferrand, sem dúvida, ser um dos primeiros clientes e uma dúzia de outros hospitais já manifestaram interesse. Deve-se salientar que esta tecnologia de identificação móvel pode ser usado em muitos outros campos, tais como bancos, varejo, empresas, sites, etc. A solução desenvolvida com a Orange Healthcare está perfeitamente em linha com Mobile Connect , a GSMA * iniciativa destinada a fornecendo uma solução de autenticação baseada em cartão SIM global. A versão comercial será totalmente compatível com o Mobile Connect.
 
Como pode a biometria – uma outra área em que se destaca na Morpho – ser usada para melhorar esta solução?
Isso é claramente o passo seguinte. Biometria pode ser usada quando os profissionais de saúde estão sendo inscritos, para adicionar camadas extras de confiança e fazer a sua autenticação mais segura. Poderíamos também usar biometria para substituir ou complementar o código PIN do dispositivo móvel.  Numa perspectiva mais ampla, a experiência e as ferramentas biométricas desenvolvido por Morpho ter aberto a porta a novos usos na área da saúde. Em breve será possível em medicina de emergência, por exemplo, para identificar um paciente com biometria – talvez por digitalizar suas impressões digitais – para acessar seus registros médicos e começar a tratá-los o mais rápido possível. Na telemedicina também, a biometria vai ajudar a verificar a identidade do paciente prestes a receber aconselhamento ou tratamento à distância, a ideia é não restringir o acesso, mas para reduzir o risco de erros e otimizar a qualidade de acesso a dados.
 
* A Associação GSM (GSMA) representa 850 operadoras móveis em 218 países ao redor do mundo. Seus membros também incluem 200 fabricantes e outras empresas industriais do sector.