Mobile Payment e hábitos do consumidor são temas da CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION 2017

A velocidade da revolução digital pode não estar dando chance para o grande público perceber o quanto suas vidas são afetadas pela tecnologia. O mobile payment (m-payment) faz parte do cotidiano de qualquer pessoa que tenha acesso a um smartphone de forma tão natural quanto pesquisar o preço de um produto em sites de busca. Durante a CARDS PAYMENT & IDENTIFICATION 2017, de 23 a 25 de maio no Transamérica Expo Center (São Paulo, SP), executivos e estrategistas do setor financeiro farão uma avaliação da nova realidade e de quanto o m-payment influencia os hábitos de consumo. 
 
Para ter uma ideia, previsões do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) apontam que o papel-moeda deverá ser substituído completamente pelo m-payment até 2030. De acordo com Luis Veiga, diretor da CARDS, “a possibilidade das transações financeiras em tempo real pelos usuários dos meios de pagamento eletrônicos exige das instituições o constante investimento em inovação e infraestrutura para acompanhar a demanda provocada pelas facilidades tecnológicas”. “Inúmeros aplicativos demandam novas ofertas de serviços; plataformas de pagamento; integração entre plataformas diferentes de crédito, débito e Private Label; oferta de Digital Wallets. Por exemplo, a biometria como garantia de segurança para o consumidor.” 
 
Outro exemplo de um futuro que já se faz presente são os dispositivos de pagamento “vestíveis” (wearables), como o relógio. Certamente, a questão “segurança” não pode ficar para trás nesse contexto. Deve caminhar lado a lado, pois quanto mais alternativas de facilidades para os clientes, mais opções se abrem aos fraudadores. Questões como essa serão debatidas no Congresso, no V Seminário Nacional de Certificação Digital, no Fórum e-Commerce e no Fórum Varejo, durante a CARDS. “Um dos principais objetivos do evento é reunir instituições financeiras, fintechs, empresas de tecnologia e varejo para que cheguem à conclusões, desafios, oportunidades e caminhos positivos para suas empresas, seus clientes e a sociedade”, completa Veiga.
 
As facilidades, por sua vez, tornam o cliente mais exigente. Os hábitos de consumir e pagar continuam em evolução. O fenômeno das fintechs também é um fator de interferência nos meios tradicionais das finanças, o que colabora para a transformação dos costumes. “A experiência do usuário, portanto, é hoje ponto vital para o sucesso dos negócios”, destaca Veiga. Outra proposta da CARDS é a compreensão do perfil dos clientes de instituições financeiras, varejo, fintechs e afins por meio da análise de dados colhidos a cada passo da interação. Afinal, computação cognitiva e Internet das Coisas – conceitos tão comentados no momento – têm como objetivo facilitar a vida de todos e proporcionar maior rentabilidade aos negócios.
 
Sobre a Informa Exhibitions
 
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com 
 
capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.