Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita a Casa da Moeda

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, visitou na última semana a Casa da Moeda do Brasil, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Raupp estava acompanhado do secretário-executivo do ministério, Luiz Antônio Elias, e do presidente do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), Cylon Gonçalves . Os três desembarcaram na base aérea em Santa Cruz e foram recepcionados pelo presidente da estatal, Francisco Franco.
 
Em seu pronunciamento, Franco destacou a satisfação de receber os convidados na CMB e parabenizou Raupp pelo trabalho que vem desenvolvendo na área de tecnologia. “Eu tive oportunidade de ver o ministro conduzindo reuniões dificílimas com serenidade, firmeza e tranquilidade. Parabéns por isso. Acho que o senhor reúne as características de um excelente articulador”, declarou.
 
Sobre a relação da CMB com tecnologia, o presidente ressaltou: “A CMB trabalha com tecnologia de ponta, que começa nas cédulas e passa por vários outros produtos como o passaporte. Então, temos muito em comum com o MCTI”.
 
Já o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação falou sobre o interesse em aprofundar o relacionamento com a CMB e citou a importância das áreas de ciência e tecnologia para a sociedade. “O ministério atua transversalmente nas atividades fins do governo, abrindo possibilidades no que se refere à nossa competência tecnológica”.
 
Como exemplo, ele lembrou duas iniciativas importantes do MCTI: o projeto “Viver sem limite”, de inclusão digital para os portadores de necessidades especiais, e o programa de enfrentamento de desastres naturais, que alerta as autoridades sobre a iminência de algum desastre.
 
O ministro visitou os departamentos de Cédulas, de Moedas e Medalhas e a sala-cofre da CMB. “Como cidadão, eu tenho dinheiro no bolso e pude satisfazer essa curiosidade de ver como se faz o dinheiro. Fiquei muito impressionado como funciona a Casa da Moeda, uma instituição nacional, e nós do MCTI temos condições de contribuir e promover soluções para a CMB, como o desenvolvimento de um chip para passaporte”, finalizou.