Membro do comitê gestor do RIC apresentou palestra sobre o assunto no IMPA

Newton Rocha, diretor do instituto de identificação do Paraná, que faz parte do comitê gestor do RIC como representante dos institutos de identificação da região sul trouxe ao IMPA o tema RIC projeto em andamento. Rocha iniciou sua apresentação falando a respeito da profissão de papiloscopista que é pouco divulgada pelo país e de quão importante é noticiar os trabalhos desenvolvidos por esses profissionais como mecanismo de desenvolvimento da atividade como um todo.
Na sequência, o diretor falou sobre as recentes modificações do corpo do comitê gestor. “Verificamos a importância do processo que se estabeleceu em âmbito federal com a mudança de direção estabelecida pela Drª. Márcia Pelegrini na coordenação desse projeto, Dr. Helvio Peixoto na secretaria executiva e a participação fundamental da Drª. Ana Lúcia Chaves”, disse. Com a mudança foi possível uma reavaliação de todo projeto e redirecionamento necessário do que foi estabelecido. Rocha afirmou que desde o final do ano passado e o início deste ano, ocorreram ações efetiva com reuniões, formação de grupos técnicos e direcionamento adequado que se exige um processo dessa natureza.

O diretor conclui enaltecendo a importância do IMPA para o bom andamento do projeto. “Hoje aqui também se estabeleceu um norte, porque fez com que desenvolvêssemos um parâmetro muito mais apurado na visão técnica”, pontuou.  Rocha prosseguiu dizendo que ações como essa começam a ter relevância para os passos necessários para realização desse projeto.” Nós devemos nos conscientizar que esse trabalho não é solitário do Governo Federal, é necessário que os estados cumpram a sua parte, se preparando para se integrar ao sistema RIC. Todos os resultados apresentados hoje devem ser colhidos e disseminados para que haja maior facilidade na evolução do sistema”, finalizou.