Mato Grosso do Sul ocupa 1º lugar no ranking de certificados digitais emitidos

Mato Grosso do Sul ocupa, proporcionalmente, o primeiro lugar no ranking de certificados digitais emitidos aos advogados. Os dados são do último levantamento da Certisign, empresa responsável pela pesquisa, e foram apresentados ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Para o presidente da Comissão de Direito Eletrônico da Seccional Mato Grosso do Sul, Leopoldo Lopes, tal reflexo representa a preocupação e o interesse da classe dos profissionais sul-mato-grossenses quanto à utilização do processo.
"Considerando que o Poder Judiciário Estadual já está 100% digital, e a Justiça do Trabalho caminhando para conclusão da implantação do PJe-JT, provavelmente no final do próximo ano, é necessário que os advogados se preocupem cada vez mais em adquirir o certificado digital", destaca Leopoldo. Conforme o balanço, de todos os advogados ativos no Estado até a data da pesquisa, cerca de 6.528 já possuem certificado digital, o que representa 72,32% de advogados que utilizam a tecnologia.

Conforme Leopoldo, embora o Conselho Federal esteja lutando pela obrigatoriedade do uso do certificado digital apenas para a assinatura e envio das petições por meio eletrônico, mas não para os demais atos (acesso ao sistema, leitura de intimações, etc), é importante que os advogados saibam e se interessem em aprender a manusear a tecnologia. “O certificado digital serve para diversas outras interações por meio eletrônico com órgãos federais, instituições financeiras, dentre outros", complementa.