Um convênio que estabelece investimentos de R$ 2,4 milhões para ampliar o cadastramento biométrico de eleitores em Manaus foi assinado pelo governador José Melo e pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargadora Socorro Guedes, nesta segunda-feira (25). A parceria prevê a contratação de 350 estagiários para atuar no processo de cadastramento, que deverá ocorrer em nove pontos espalhados pela capital.
De acordo com o governador, a seleção dos estagiários será feita pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES). O convênio terá duração de dez meses.
Os próximos municípios a serem atendidos serão Careiro Castanho, Autazes e Silves, segundo a atual presidente do TRE-AM, a desembargadora Socorro Guedes.
"Até julho, nós teremos todos os nove pontos em Manaus. A partir de então, o eleitor deve procurar fazer a biometria, porque, se concluirmos Manaus a tempo, nós teremos a oportunidade de fechar a toda a Região Metropolitana", disse a desembargadora.
Para realizar o recadastramento, o eleitor deverá acessar o site da Justiça Federal fazer o agendamento e comparecer ao posto escolhido para realizar a biometria, a partir de julho deste ano.
"Nós estamos com um programa já em fase de implementação para que você receba no seu celular, um dia antes da data do agendamento, um aviso da Justiça Eleitoral para que não esqueça de comparecer", acrescentou a desembargadora.
Os documentos necessários para realizar o recadastramento são: documento oficial com foto e comprovante de residência. De acordo com TRE, cerca de 110 mil eleitores de Manaus já fizeram o recadastramento.
O recadastramento biométrico consiste na atualização das informações dos eleitores e na coleta dos dados biométricos, como a impressão digital dos dez dedos, foto em alta resolução. Com a tecnologia, o órgão pretende inviabilizar fraudes no processo de votação como a possibilidade de uma pessoa votar pela outra.
Leia na íntegra