A Goode Intelligence – empresa de pesquisa e consultoria independente que presta assessoria para os tomadores de decisões globais em negócios e tecnologia – revelou que até 2017 haverá mais de 990 milhões de dispositivos móveis (smartphones e tablets, phablets – este último como sendo um tablet também usado como telefone) com sensores de impressão digital. Este número deverá aumentar ainda mais até o ano seguinte, quando haverá mais de um bilhão de dispositivos móveis, tornando sensores de impressão digital uma característica comum em dispositivos móveis.
De acordo com o último relatório da Goode Intelligence, Mobile Segurança biométrica – Market Forecast Relatório 2013 – 2018, os fabricantes de celulares vão começar incorporando sensores de impressão digital em seus emblemáticos Smart Phones, phablets e tablets. No entanto a partir de 2015 isso vai se espalhar em outros dispositivos móveis mais baratos para se tornar uma forma comum de autenticar e interagir em um dispositivo móvel.
Alan Goode, autor do relatório e fundador da Goode Intelligence afirmou que "nós também veremos uma evolução em sensores de impressão digital, excluindo da Apple Toque de identificação, com os dispositivos Android, como o HTC One máximo, inicialmente apoiar a tecnologia de sensor de furto. Ao longo de 2014 vamos ver sensores de toque embutidos em Android, Windows Phone e dispositivos potencialmente BlackBerry. A próxima evolução vai ver sensores sem botões.
A comercialização do uso da biometria está fazendo a proteção de dispositivos móveis mais conveniente e outras modalidades biométricas serão tão importantes como sensores de impressão digital. Alan Goode ainda ressalta que "a maioria dos principais fornecedores de suporte de autenticação, ou têm planos para apoiar, biometria em seus produtos de autenticação. Isto inclui o reconhecimento de voz, reconhecimento facial, olho e modalidades de comportamento ". A Goode Intelligence prevê ainda que até 2018, 3,4 bilhões de usuários estarão usando a biometria em seus dispositivos móveis, gerando quase EUA 8300000000 dólares no valor de receita para a indústria de biometria.