Mais de 200 mil ignoram biometria e poderão ficar sem título no estado do Piauí

 Oito cidades do Piauí estão realizando o recadastramento biométrico e faltando apenas dois meses para encerrar o prazo, a Justiça Eleitoral informou que somente 62,32%, ou seja, 457.157 eleitores fizeram o novo cadastro, o que significa que 272.435 votantes devem procurar os postos de atendimento em seus municípios o mais rápido possível, antes que esgote o prazo e seu título seja cancelado.

 
O prazo para os que ainda não procuraram os postos de atendimentos nos municípios se encerra no dia 31 de março e em cada cidade há pelo menos um local realizando o atendimento. As cidades de Teresina, Parnaíba, Oeiras, Luis Correia, José de Freitas, Ilha Grande e Cajueiro da Praia estão longe de alcançar os números desejados, porém, estão melhores que Nazária, que só recadastrou 53,22% dos seus eleitores.
 
Com 10.123 votantes cadastrados, até o dia 28 de janeiro de 2014, o cadastro disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informava que apenas 5.387 eleitores de Nazária haviam realizado o novo cadastro. Mesmo com o número abaixo do esperado pela Justiça, o analista judiciário da 97º zona eleitoral, João Robert, informou que a "baixa" procura já era esperada. Para os coordenadores do recadastramento no município, o número mostra uma realidade política da cidade, onde existem mais eleitores do que moradores. Os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relatam que a cidade só possui 8.300 moradores com idades para votar.
 
"Este é um problema já constatado há anos. Vários partidos já haviam pedido a revisão eleitoral e o recadastramento veio com essa possibilidade de fazer revisão, já que a pessoa terá que provar também que é do município", disse João Robert. Com essa nova perspectiva, o município passa do que apresenta a pior situação, entre os oito que estão realizando o recadastramento, para o melhor cenário, pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já informou que mesmo com todos os esforços, o recadastramento biométrico em todo o país possui um déficit de 20%.
 
Mesmo com este anúncio do TSE, os coordenadores do recadastramento em Teresina informaram que pretendem ficar com um déficit de apenas 10% do total dos eleitores. Atualmente, Teresina possui 531.233 eleitores e 62,2% já fizeram o novo cadastro, o que representa 330.470 mil votantes.
 
Na capital do Piauí, ao contrário dos outros municípios, possui diversos postos, entre eles locais volantes que mudam a cada duas ou três semanas. Os postos volantes já funcionaram em repartições públicas, colégios e faculdades. Hoje há seis postos na capital que ficam localizados no Centro da cidade na Rua 24 de Janeiro com Coelho Rodrigues; no Espaço Cidadão, localizado no bairro Jóquei Clube; na Unidade Escolar Odilo de Brito Ramos, localizada no bairro Dirceu Arcoverde I, zona Sudeste; na Fundação Deputada Francisca Trindade, localizada no bairro Mocambinho, zona Norte; na escola Shirley Costa e Silva, localizada no bairro Parque Piauí, zona Sul; e no Teresina Shopping.
 
Uma das últimas medidas será a instalação de dois quites de recadastramento que ficaram em dois ônibus cedidos pelo Tribunal de Justiça. "Vamos para as zonas rurais de Teresina para facilitar a vida do eleitor. O primeiro povoado a ser visitado será a Cerâmica Cil, que já tinha feito solicitação", ressalta o coordenador de triagem do projeto, Waldeck Moraes.