Um estudo encomendado pela administradora de cartões MasterCard revela que a maioria dos clientes da bandeira que utilizam celulares, smartphones ou tablets para realização de compras prefere o m-commerce, transação de pagamentos via dispositivos móveis pela internet. O levantamento constatou que, das três modalidades de pagamento com cartões de crédito, o m-commerce é utilizado por 71% dos consumidores nos 34 países pesquisados. As duas outras modalidades são o pagamento por meio de redes peer-to-peer (P2P) ou transações por meio de terminais ponto-de-venda (PoS).
O relatório aponta que, no caso dos países em desenvolvimento, os consumidores normalmente utilizam esse modelo de pagamento móvel – mobile payment ou m-payment, no jargão mercadológico – pela simples disponibilidade de acesso aos meios de pagamento eletrônicos, ou pela conveniência do pagamento por meio de dispositivos móveis, como é o caso do mundo desenvolvido.
Entre os países mais preparados para a adoção do pagamento móvel (leia-se, com melhor infraestrutura de rede móvel) estão Canadá, Estados Unidos, Cingapura e Coreia do Sul. A liderança, de acordo com o índice Mobile Commerce Clusters, é do Canadá, país no qual a penetração da internet chega a 82% da população. O documento aponta como principal fator que levou o país a conquistar essa posição a cooperação entre os bancos, operadoras de redes móveis e o governo federal.