Loja exclusiva faz emissão de certificado digital

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a Certisign,  empresa com foco exclusivo no desenvolvimento de soluções de Certificação Digital,  inaugura, em janeiro, loja de atendimento para emissão de Certificado Digital.  O objetivo do novo espaço é atender prestadoras de serviços, empresas ou pessoas que emitem Nota Fiscal, e que, para garantir a autenticidade dos documentos eletrônicos gerados, farão uso de um certificado digital. A ACSP é atualmente uma Autoridade de Registro.

O novo ponto, localizado no centro comercial da capital paulista (Rua Boa Vista, 57), prevê despachar até 1 mil certificados por mês. “Além da vantagem da localização geográfica – bem no centro da cidade, entre duas estações de metrô – o objetivo da nova loja é proporcionar uma emissão em tempo recorde do certificado digital: em até 20 minutos, dependendo da complexidade do caso”, explica executivo financeiro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Claudio Queiroz. Segundo ele, “É importante destacar que a Declaração de Serviços Médicos (DMED) também passa a exigir um certificado digital válido – que deve ser requerido até o último dia útil de março de 2011. Logo, os profissionais desta área representam outro público que deve estar atento à exigência”.

Além da loja, a ACSP dispõe de Pontos de Atendimento (PAs) nas Distritais (Centro, Butantã, Ipiranga, São Miguel, Lapa, Santana, Santo Amaro, Tatuapé, Jabaquara, Vila Maria, Noroeste, Mooca, Penha e Pinheiros) e atendimento em domicilio – ou seja, com validação externa – o que possibilita maior comodidade aos interessados. Para vice-presidente de Relações Institucionais da Certisign, Júlio Cosentino, o projeto de investimentos em PA´s é um novo conceito de experiência em atendimento para os empresários e pessoas físicas.

O certificado digital possibilita, por exemplo, o acesso a todos os serviços disponíveis no site da Receita Federal do Brasil (RFB). Dentre eles, o acompanhamento da situação fiscal, cópias de declaração anteriores, comprovantes de arrecadação, REDARF-NET, procurações eletrônicas, fontes pagadoras e o envio da DIPJ, DCTF e SPED´s Fiscal e Contábil. A tecnologia oferece benefícios como agilidade e redução de custos com a desmaterialização de processos. Outras características positivas da ferramenta são a eliminação de papel e, consequentemente, maior aproveitamento do espaço físico, uma vez que todo e qualquer documento assinado digitalmente tem validade jurídica.

Para ter acesso ao serviço, o empreendedor precisa primeiramente acessar o site www.certisign.com.br, adquirir um dos produtos – cartão, token ou software – e fazer o agendamento para validar a sua identidade digital, que será feita pela agente de registro da Certisign na própria loja conceito. Porém, o usuário precisa ficar atento aos documentos necessários descritos no site que deverão ser entregues no momento da validação.