A Justiça Eleitoral catarinense espera cadastrar todos os votantes de Joinville, na região Norte, e Blumenau, no Vale do Itajaí, até o início de 2016. Os municípios representam dois dos três maiores colégios eleitorais do estado. A ideia é que a biometria possa ser usada no pleito de outubro de 2016.
Em reunião com os prefeitos das duas cidades, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) firmou parceria com os executivos para a implantação e execução do cadastro biométrico. O objetivo foi garantir a instalação de locais de atendimento ao eleitor e também a possibilidade de conseguir pessoas para ajudar no trabalho.
A implantação da identificação biométrica no país é irreversível, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu que o projeto será estendido a todos os municípios brasileiros. No momento do registro, são coletadas as digitais, a foto, o endereço, e a assinatura digital do eleitor. O diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, afirmou que os dados dos eleitores terão grande utilidade aos municípios, já que geram uma coleção estatística que pode servir para o planejamento dos serviços públicos nas cidades.