ITI tem novo coordenador-geral de Segurança da Informação

A Coordenação-Geral de Segurança da Informação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI tem um novo coordenador. José Rodrigues Gonçalves Junior é natural de Brasília,  graduado em processamento de dados pelo Centro Universitário de Brasília – Uniceub e especialista em redes pela Universidade de Brasília – UnB.

No ITI desde 2006, o novo coordenador-geral, que assumiu o cargo no dia 10 de abril, já atuava como substituto nesta função. Desde que chegou à Autarquia trabalha no setor de Segurança da Informação. Antes, Gonçalves foi perito criminal da Polícia Federal e também chefe de informática da Academia Nacional de Polícia. “Sempre atuei na área de tecnologia da informação”, lembra.

Como coordenador-geral de Segurança da Informação, Gonçalves espera continuar o bom trabalho até então realizado, contribuir com a diretoria do Instituto e cumprir com as atividades de sua nova função que já estavam em curso. “A primeira tarefa será a conclusão do processo de auditoria externa pelo qual está passando a Coordenação-Geral de Segurança da Informação, demanda ordenada pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. Desejamos terminar esse relatório de auditoria com um resultado satisfatório para o ITI e para toda a sociedade.” Outro desafio, segundo o coordenador-geral, é a atualização do ambiente seguro de acordo com o que há de mais moderno no ramo de tecnologia.

A Coordenação-Geral de Segurança da Informação do ITI mantém toda segurança dos acessos físicos e lógicos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Além disso, é responsável pela infraestrutura de sistemas para atender a Autoridade Certificadora Raiz – AC Raiz.