Entidades estudantis comparecem ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para esclarecimentos e orientações quanto à aplicação da certificação digital padrão infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil) na confecção das novas carteiras de estudantes. Compareceram ao ITI o presidente e o vice-presidente da Federação Nacional dos Estudantes (FNE), Bruno Rodrigo e Bruno Lelon, o presidente da Federação dos Estudantes de Brasília (FESB), Alan Valente, o presidente e o diretor administrativo da União Brasileira (UBE), Ueliton Siqueira e Dilson Peixoto, e a diretora administrativa do Instituto Meamas, Daniela Pelligrini.
Na ocasião, foram explicadas as funções da autarquia, enquanto Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) da ICP-Brasil, além de explanações acerca das Autoridades Certificadoras (ACs), Autoridades de Registro (ARs) e sobre o Comitê Gestor da ICP-Brasil. As entidades de estudantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre certificação digital e certificados de atributos. Na oportunidade, os visitantes manifestaram e esclareceram dúvidas sobre modelos técnicos possíveis de implementação usando cartões com chip e repositórios web. Representando o ITI, participaram do encontro o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, o procurador federal-chefe, André Garcia, o coordenador-geral de Operações, André Caricatti, e o assessor da presidência, Eduardo Lacerda.
O movimento das entidades estudantis acontece nesse momento devido a exigência da Lei Geral da Copa, de 5 de junho de 2012, a qual prevê que para obter o desconto de 50% do valor do ingresso para jogos da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014, os alunos deverão comprovar sua condição de estudante mediante apresentação de carteira de estudante provida com certificação ICP-Brasil.
Relembre
No dia 8 de agosto de 2012, o Decreto Presidencial nº 7.783, que regulamenta a Lei 12.663 de 5 de junho de 2012, dispunha sobre medidas relativas à Copa das Confederações FIFA 2013, à Copa do Mundo FIFA 2014 e à Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Nos eventos desportivos, onde a concorrência por ingressos será intensa, estudantes, pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e participantes de programa federal de transferência de renda terão 50% de desconto na aquisição dos bilhetes, chamados de ingressos categoria 4. O ITI teve destacada atuação ao apresentar os possíveis cenários tecnológicos para as entidades estudantis, intermediando o diálogo entre essas e a indústria.