Na tarde da última quarta-feira, 23 de maio, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) recebeu o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, para uma discussão sobre os novos passos técnicos da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A reunião faz parte dos esforços do ITI junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para a criação das estruturas tecnológicas essenciais para o bom funcionamento da CIN.
Essas estruturas tecnológicas viabilizarão a interoperabilidade dos dados biométricos da nova identidade, que já vem sendo emitida em todo o território nacional. O apoio do ITI ao MGI, no âmbito da CIN, insere o Instituto como uma importante autoridade de identificação nacionalmente imprescindível no país.
Com o Decreto nº 11.797, de 27 de novembro de 2023, o ITI recebeu novas atribuições no contexto da CIN e passa a ter um importante papel no Serviço de Identificação do Cidadão (SIC), governança da identificação das pessoas naturais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e na Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC).
A criação da nova carteira de identidade é uma política pública que visa o fortalecimento da cidadania, que também impactará de forma positiva no aumento da segurança na da identificação dos brasileiros e no combate a fraudes. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), até o momento, já foram emitidas mais de 7 milhões de unidades da CIN em 23 estados e no Distrito Federal.
Fonte: ITI