ITI realizou reunião com Presidência de Es Salvador

 O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI participou de reunião, por meio de videoconferência, com representantes da presidência de El Salvador. O encontro teve por objetivo dá andamento ao Acordo de Cooperação Técnica, que visa o apoio do ITI à implantação da certificação digital e da assinatura eletrônica em El Salvador.

 
O diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos, analisou que os acordos internacionais para a troca de experiências em certificação digital, na prática, significam que o sistema adotado no Brasil tornou-se referência para outros países. “O modelo de infraestrutura de chaves públicas adotado no Brasil vem atraindo a curiosidade externa, não pela tecnologia, que é a mesma em todo o mundo, mas pelo modelo de AC Raiz, com a presunção de validade legal em certificados autoassinados pelo governo”, explicou Lemos.
 
O ITI vem colaborando com El Salvador desde 2011, e no presente momento, auxiliará em um subprojeto que visa a criação da lei da assinatura eletrônica em El Salvador. Participaram do encontro o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos, a representante da Agência Brasileira de Cooperação – ABC ligada ao Ministério das Relações Exteriores – MTE, Carmen Menezes, o diretor de Inovação Tecnológica e Informática do Governo de El Salvador – ITIGES, Juan Francisco González, e os representantes Erick Chang, e Iris Palma, e a representante da Superintendência Geral de Eletricidade e Telecomunicações de El Salvador – SIGET, Ana Delmy de Jovel.