ITI normatiza emissão de certificados digitais para servidores federais

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publicou no Diário Oficial da União (DOU) do dia 15 de agosto, a Instrução Normativa nº 6, que trata das disposições para a validação de solicitações de certificados para servidores públicos da ativa e militares da união, tema debatido e aprovado na última reunião do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil).
 
O documento promove alterações no DOC-ICP-05.02, que agora traz informações referentes à identificação e solicitação de certificado digital para servidores públicos federais e militares da ativa. Serão utilizados para identificação dos requerentes o Sistema de Gestão de Pessoal (SIGEPE), administrado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e os sistemas correlatos no âmbito dos Comandos Militares
 
A solicitação de certificado será realizada na presença de servidor ou militar autorizado, a ser definido pelos órgãos competentes, que será cadastrado no sistema da Autoridade Certificadora (AC) autorizada. Os servidores deverão ser biometricamente identificados e individualizados pela base biométrica oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelos Prestadores de Serviço Biométrico (PSBios) credenciados pela ICP-Brasil.
 

A Instrução Normativa traz ainda informações referentes à legislação pertinente às Autoridades de Registro (ARs) do Ministério do Planejamento e dos Comandos Militares.