ITI entrega certificados digitais ICP-Brasil para todos os seus colaboradores

Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira, 26 de março, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, entregou certificados digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para cada um de seus colaboradores.  Agora, todos os que trabalham no Instituto poderão acessar seus computadores, enviar e-mails assinados eletronicamente e realizar outras tarefas com o uso de seus certificados ICP-Brasil.

“Este momento prefigura a total modernização em nossas rotinas de trabalho. Não restam dúvidas de que o certificado digital ICP-Brasil viabiliza outros desdobramentos além da tecnologia. Aos poucos, iremos tornar eletrônico nossos procedimentos, pouparemos tempo, recursos financeiros e insumos como água, papel e energia elétrica além de proporcionamos a inclusão digital ao entregar para cada colaborador de nosso instituto um certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil”. Com essas palavras, o presidente do Instituto Nacional de tecnologia da Informação – ITI, Renato Martini,  encerrou sua fala durante a cerimônia. 

Na opinião do diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, é sempre louvável quando entes públicos decidem iniciar etapas de modernização que resultam na melhoria da prestação de serviços ao País. “Hoje, enquanto ITI, temos a oportunidade de avançar para este caminho sem volta que é o da informatização de nossos processos com a segurança, integridade, confiança e assinatura legal conferida pela certificação digital. Sabemos que temos um longo percurso pela frente, mas a experiência de sucesso da tecnologia ICP-Brasil nos permite dizer que será muito em breve”, enalteceu. 

Por fim, o coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Administração do ITI, Liomar Torres, comentou sobre a entrega de certificados digitais ICP-Brasil para todos os membros do Instituto. “É papel da Administração Pública encontrar os melhores caminhos para um execução célere, não-onerosa e legal de suas atividades. Encontramos na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, esta que é a razão de ser do próprio ITI, um caminho para o reto cumprimento desta atribuição enquanto administradores públicos e estamos certos que este é um marco para o ITI. Em pouco tempo, colheremos os frutos dessas sementes que lançamos hoje”, finalizou.   

Enquanto Autoridade Certificadora Raiz, é vedado ao ITI emitir certificados digitais. Por este motivo, o instituto realizou processo licitatório para contratação de empresa que prestasse esse serviço, publicando em seu site o edital do pregão eletrônico ITI nº 50 /2012/SRP. Para visualizá-lo, clique no link http://www.iti.gov.br/images/acesso-informacao/licitacoes-e-contratos/preg%C3%A3o/EDITAL_PREGAO_ELETRONICO_N502012__CERTIFICADOS_DIGITAIS_COM_PARTICIPANTE_.pdf