ITI e associação nacional de certificação digital se reúnem pela primeira vez

 Na última quinta-feira, 13, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, recebeu representantes da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD. A Associação reúne representantes das Autoridades Certificadoras – ACs privadas de primeiro nível da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

 
O diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho, salientou a importância do diálogo contínuo entre as ACs e entre outros partícipes da infraestrutura, como as Autoridades de Registro – ARs e Autoridades Certificadoras de segundo nível, para a realização de debates e otimização dos processos em toda a Infraestrutura. “A ANCD é um canal de diálogo entre as ACs e o ITI, um espaço para que possamos tratar de interesses comuns de forma mais coesa”, disse Coelho. Ainda segundo o diretor, o diálogo será mantido e a intenção é que os encontros com a Associação sejam realizados com regularidade.
 
A reunião teve como tema principal o fortalecimento do processo de identificação do cidadão que comparece presencialmente para emissão do certificado digital ICP-Brasil. Propostas, anteriormente apresentadas no Comitê Gestor da ICP-Brasil, foram novamente tratadas, com foco nas que objetivam mitigar possíveis fraudes. A comunicação de tentativa de fraude, criação da black list e o uso da identificação biométrica foram alguns dos temas debatidos. “A biometria é uma importante ferramenta que trará mais segurança para o sistema da ICP-Brasil e também para o cidadão, que não correrá o risco de ter um certificado emitido em seu nome de forma errônea”, destacou Coelho.