No dia 29 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro receberá a 4ª etapa do 10º CertForum – Fórum de Certificação Digital, evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). Em 2012, três etapas já foram realizadas com um público de mais de 800 pessoas nas cidades de São Paulo (11 de abril), Recife (24 de maio) e Goiânia (14 de junho), oportunidades que privilegiaram os aspectos técnicos, administrativos e jurídicos do certificado digital no padrão da Infraestrutura da Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Dando continuidade às atividades, o ITI publicou no site do 10° CertForum a grade de programação do evento. Serão quatro mesas de debates e duas palestras com a participação de 15 representantes de 11 instituições que fazem uso da tecnologia ICP-Brasil. O procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada do ITI, André Garcia, que será um dos participantes da mesa 3 – O modelo jurídico da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, disse que além do tema em questão, pretende destacar as últimas decisões do Comitê Gestor da ICP-Brasil (CG ICP-Brasil) e a recente publicação do Manual de Perguntas e Respostas Jurídicas da ICP-Brasil, material elaborado pela própria procuradoria do ITI.
“Será uma ótima oportunidade para falar dos aspectos jurídicos da ICP-Brasil, bem como salientar a importância das ciências jurídicas no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Digital. Esse contato ocorre em um momento importantíssimo para a sociedade já que mudanças, tecnológicas e legais, ocorreram recentemente a partir de deliberações do Comitê Gestor da ICP-Brasil, gerando questionamentos jurídicos diversos sobre essa tecnologia”, salientou.
10º CertForum – etapa Rio de Janeiro é gratuito e destinado a desenvolvedores, especialistas, acadêmicos, estudantes, gestores governamentais dos três níveis (federal, estadual e municipal), consumidores da tecnologia e demais interessados em certificação digital e tecnologia da informação. Acesse o site e faça sua inscrição.