Inovação tecnológica no TJ-RJ

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ) deu mais um passo rumo à modernização do Judiciário. Na última semana, a Corregedoria Geral de Justiça lançou oficialmente o primeiro selo digital do país. A princípio, a medida serve apenas para protesto de títulos.

Ao contrário de outros tribunais estaduais, o selo criado no TJ é totalmente digital e funciona apenas na internet. Inicialmente, o serviço estará disponível apenas para as quatro comarcas da capital, a partir deste fim da semana. A Corregedoria está elaborando um estudo para que os selos digitais sejam usados, em uma próxima etapa, no registro de imóveis e nos títulos de documentos.

De acordo com Euclides Guinâncio, chefe do serviço de análise de dados judiciais, a expansão da tecnologia para outras serventias depende da Corregedoria. “A demanda é de cada comarca, mas a expectativa é que a partir do ano que vem possamos expandir a tecnologia para todo o Tribunal de Justiça”, frisou Euclides.

Pesquisa – Integrantes da Corregedoria de Justiça explicaram que o selo digital do TJ começou a ser criado em janeiro de 2011, apesar do tribunal estar discutindo o tema desde de o ano passado. O diferencial da inovação é que os advogados fluminenses poderão usar um aplicativo desenvolvido no próprio TJ, que os permitirão acessar o conteúdo do selo digital pelo telefone celular.

“Mais uma vez o Tribunal de Justiça saiu na frente ao lançar o selo no Estado. Esse esforço só foi possível graças ao esforço de todos que atuam nas comarca. Espero que a novidade chegue logo em outros pontos do Estado”, disse o juiz Sérgio Fernandes.