Daniela Braun
SÃO PAULO – A fabricante de semicondutores Infineon Technologies apresentou um lucro líquido de 232 milhões de euros (US$ 318,9 milhões) nos três meses encerrados em 31 de dezembro de 2010. O resultado referente ao primeiro trimestre fiscal de 2011 é mais de três vezes superior ao ganho de 65 milhões de euros registrado em igual período do ano anterior.
A receita da companhia alemã no trimestre somou 922 milhões de euros, representando um crescimento de 34% na comparação com o intervalo outubro-dezembro do ano anterior.
Já em relação ao intervalo de julho a setembro de 2010, o lucro líquido recuou 41% e a receita teve uma queda de 2% especialmente devido a efeitos cambiais, informou a empresa.
Esta semana a Infineon concretizou a venda de sua divisão Wireless Solutions, de componentes para redes sem fio, à fabricante de chips Intel por US$ 1,4 bilhão em dinheiro.
Com o negócio, a empresa informou que pretende ampliar sua atuação em segmentos como automotivo, industrial e de segurança da informação.
A empresa também alterou suas projeções para 2011, informando que espera um crescimento moderado da receita anual, em relação à expectativa de avanço em 10% divulgada anteriormente. "Esperamos crescer mais rápido do que o mercado e ver mais um trimestre de crescimento das receitas com margens consistentemente elevadas", disse o diretor executivo da Infineon, Peter Bauer, em comunicado. "Isto confirma, mais uma vez, que o foco em mercados menos voláteis, de margem alta, impulsionados pelas tendências mundiais de maior eficiência energética, mobilidade e segurança é a estratégia certa para a Infineon ", afirmou.
A perspectiva de investimento no ano será de 700 milhões de euros – acima dos 550 milhões de euros previstos anteriormente.
Em 2010, a Infineon apresentou uma receita de 3,29 bilhões de euros e investiu 325 milhões de euros.