A Indra, em associação com a AgustaWestland, projetará e desenvolverá um sistema com o qual o Ministério da Defesa britânico treinará os pilotos de novo helicóptero AW159 Lynx Wildcat. O contrato foi finalizado após um rigoroso processo competitivo.
O Exército Britânico contará com os simuladores em 2013, enquanto a Marinha receberá um ano depois. Com este contrato, a Indra se posiciona no mercado britânico de simulação como a fornecedora referência de uma das plataformas mais utilizadas pelo Exército deste país.
A companhia fornecerá simuladores de missão (FMS), uma equipe de treinamento de voo (FTD) e um instrutor de procedimentos de cabine (CPT). Trata-se de sistemas da última geração.
Os simuladores permitem planejar o treinamento de missões, podendo ser configurado para adaptar-se às necessidades concretas dos pilotos do Exército ou da Marinha. Estes sistemas dispõem de simulação de movimento e vibrações para conseguir que o piloto experimente as mesmas sensações de aceleração de voo real e cumpram com padrões da Joint Aviation Requirements (JAR-FSTD-H) em seu nível D, o mais elevado e realista possível.
Os sistemas da Indra serão instalados no centro que a AgustaWestland construírá na base aérea naval Yeovilton da Marinha, sudeste da Inglaterra, próximo à esquadrilha do AW159 Lynx Wildcat, da Marinha e do Exército.
O AW159, desenvolvido como substituto para os eficazes helicópteros Lynx da AgustaWestland, é um bimotor multiuso, utilitário e marítimo. Chamado Lynx Wildcat pelo Ministério da Defesa britânico, o AW159 é o modelo escolhido pelo Reino Unido para realizar missões marítimas e de vigilância e reconhecimento.
A plataforma, disponível no mercado internacional, dispõe de um pacote completo e integrado de software de aviação que, por sua vez, inclui um radar de última tecnología, representação eletro-óptica de imagens e medidas de vigilância eletrônica, além de um pacote de autodefesa, entre outros. Todos esses sistemas serão simulados e integrados nos simuladores da Indra com o objetivo de proporcion ar o treinamento mais realista possível.
Este contrato consolida a posição da Indra como fornecedor referência de simuladores para helicópteros no mercado internacional. Fortalece também sua relação com a AgustaWestland, um dos principais fabricantes deste tipo de aeronaves no mundo.
Por outro lado, fora do mercado de simulação, a Indra conta no Reino Unido com importantes referências em outros setores, como por exemplo, em gestão dos processos eleitorais, gestão bancária, gestão de tráfego aéreo e gestão inteligente do tráfego e pedágio em autopistas.