Indra lidera projeto europeu de observação da Terra

 A Comissão Europeia, através da Research Executive Agency (REA), atribuiu à Indra o projeto de I+D G-SEXTANT que vai desenvolver produtos e serviços que respondam às necessidades de informação geoespacial do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE). O projeto conta com um orçamento de 5,7 M€ e o seu desenvolvimento estende-se até ao primeiro trimestre de 2015.

 
O G-SEXTANT faz parte do programa Copernicus – anteriormente denominado GMES (Global Monitoring for Environment and Security) – uma das mais importantes iniciativas da Comissão Europeia no âmbito do sector espacial. O projeto, dotará a UE de capacidade própria de observação da terra para monitorização da evolução do meio ambiente e gestão de segurança e de emergências, diz a empresa em comunicado.
 
O G-SEXTANT – projeto em desenvolvimento por um consórcio liderado pela Indra e composto por um vasto leque de empresas, centros de investigação e organismos europeus – tem por objetivo desenvolver novos produtos e serviços pré-operacionais de observação da Terra, melhorando os já existentes e desenvolvendo um portfólio padronizado de soluções.
 
Os produtos em desenvolvimento permitem dar apoio a situações de crise a nível humanitário, acompanhamento de situações de conflito, deteção de áreas de cultivo ilícitas ou vigilância de fronteiras. A informação geoespacial que os novos serviços e produtos irão proporcionar vão servir para apoiar a tomada de decisão do SEAE e outras agências europeias.