Indra lança plataforma para ajudar no aprendizado de pessoas com autismo

 A empresa de consultoria Indra anunciou o lançamento de uma plataforma educativa para pessoas com Transtornos do Espectro Austista (TEA). Por meio do uso de realidade virtual, a plataforma visa ajudar em aspectos como aprendizado básico, melhor conhecimento do entorno e habilidades de comunicação. O protótipo experimental, desenhado para seu uso em PC com a ajuda da tecnologia Kinect, já está disponível para download gratuito no site de Tecnologias Acessíveis da empresa.

 
A plataforma, denominada SAVIA (Sistema de Aprendizagem Virtual Interativa para pessoas com autismo e dificuldades de Aprendizagem), é fruto de um projeto de P&D liderado pela Indra e no qual também participaram o Grupo de Autismo e Dificuldades de Aprendizagem da Universidade de Valência, na Espanha, e a consultora digital Secuoyas.
 
Para assegurar que a solução se adapte às necessidades reais dos usuários, a empresa também contou com a colaboração de diferentes organizações, como a Associação Autismo de Ávila e a Fundação Adapta, tanto para colher informações como para a validação das ferramentas. O projeto faz parte do subprograma Avanza Competitividad I+D+i do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio espanhol.