Indra lança campanha Compartilhe as Tecnologias Acessíveis

A Indra, multinacional de TI número 1 na Espanha e uma das principais da Europa e América Latina, lançou no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), a campanha "Compartilhe as Tecnologias Acessíveis", com o qual a companhia quer sensibilizar sobre a realidade da deficiência e divulgar as suas Tecnologias Acessíveis através da sua mensagem de felicitações natalinas.

As Tecnologias Acessíveis, criadas como parte da estratégia de Responsabilidade Corporativa da Indra, tem como objetivo desenvolver soluções e serviços inovadores que facilitem o acesso à tecnologia e às integrações social e profissional das pessoas com deficiência.

Há três anos a Indra destina o orçamento de sua campanha de Natal para financiar projetos de Tecnologias Acessíveis. Ao laçar neste ano a "Compartilhe as Tecnologias Acessíveis", a empresa quer estender sua filosofia através das redes sociais, convidando a todos os que recebem suas felicitações natalinas, a compartilharem e tomarem conhecimento da realidade da incapacidade e da necessidade de integração que diz respeito a todos nós. Para isto, a companhia vai utilizar as ferramentas de comunicação oferecidas pela Web 2.0 para disseminar informações e um vídeo preparado especialmente para a ocasião, que estará disponível no endereço  www.indracompany.com.

A Indra criou as Cátedras de Tecnologias Acessíveis, em colaboração com a Fundação Adecco e as Universidades de Castilla-La Mancha, Extremadura, Lleida, Politécnica de Madrid e da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. Com o mesmo objetivo a companhia também está trabalhando com outras instituições, como a Fundação Rafael del Pino e a  Fundação do Hospital Nacional de Paraplégicos de Toledo. No Brasil, a Indra firmou um acordo de colaboração com a AACD- Associação de Assistência à Criança Deficiente, para o uso das Tecnologias Acessiveis  (Headmouse e Teclado Virtual) nos tratamentos de reabilitação nas unidades da instituição em todo o país. Além disso, a companhia estabeleceu um acordo com a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vinculada ao Ministério das Comunicações, para colocar à disposição em seus sites o download gratuito das tecnologias.

A Indra já desenvolveu mais de 30 projetos de P&D na área das Tecnologias Acessíveis. No âmbito das Cátedras estão sendo conduzidos mais de 12 projetos, entre os quais se destacam o HeadMouse- mouse virtual com download gratuito, que permite às pessoas com deficiência o uso de computadores através de uma webcam e movimentos faciais e da cabeça – e o Teclado Virtual – teclado virtual também gratuito, que permite que uma pessoa com deficiência possa escrever textos no computador. No total, desde o lançamento de ambas soluções, foram feitos mais de 300.000 downloads gratuitos do HeadMouse  e mais de 7.500 do Teclado Virtual em todo o mundo.

Novo Projeto sobre a UEx

Coincidindo com o lançamento da campanha, a Indra, a Fundação Adecco e a Universidade de Extremadura, lançaram um novo projeto de pesquisa em Tecnologias Acessíveis. O projeto POSET tem como objetivo desenvolver um sistema de seqüência de tarefas que facilitem a inserção profissional das pessoas com incapacidade cognitiva. Este é o segundo projeto colocao em curso na Cátedra da UEx, criada em fevereiro deste ano, e conviverá com o projeto anterior, ainda em desenvolvimento, denominado DIUWA 2.0.

Sobre a Indra

A Indra é a multinacional de Tecnologias da Informação número 1 na Espanha e uma das principais da Europa e América Latina. É a segunda companhia europeia de seu setor por investimento em P&D, com cerca de 500 M? investidos nos últimos três anos. As vendas em 2009 atingiram 3.5 bi e sua atividade internacional representou cerca de 40%. Conta com mais de 30.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.

Indra no Brasil 

A Indra está presente no Brasil desde 1996, conseguindo ao longo destes anos, uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações e indústria e consumo.

A companhia se destaca no país pela sua experiência no mercado de energia e utilities, onde a multinacional tem se posicionado como referência, apontando o crescimento de seus profissionais e tecnologia de ponta. No Brasil possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes.

Do mesmo modo, a Indra trabalha no Brasil com importantes companhias de setores como telecomunicações e indústria e consumo, além disso, mantém contrato de BPO com importantes companhias aereas do país.