Indra lança a solução Zeus para gestão inteligente de distribuição de energia, durante o Sendi 2010

A Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologias da Informação da Europa e América Latina, participa da XIX SENDI- Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, o mais importante evento voltado para concessionárias do serviço público no Brasil (22 a 25 de novembro, no Transamérica Expocenter, em São Paulo). Considerada uma referência no mercado brasileiro de soluções para energia e utilities, com mais de 40 clientes, a empresa lança o Zeus, o sistema mais completo de gestão de distribuição de energia do mercado mundial, alinhado com o conceito de SmartGrids.

O Zeus é uma solução de vanguarda que permite às companhias do setor de energia gerenciar de maneira inteligente, eficaz e ambientalmente sustentável a operação e manutenção das suas redes de distribuição, integrando áreas operacionais, de planejamento, de projetos e de engenharia. Com o Zeus, a Indra poderá dar suporte a um volume de 48 milhões de clientes de energia em todo o mundo, incluindo os usuários das distribuidoras que hoje utilizam o Sistema de Gestão de Distribuição (OPEN SDG), desenvolvido pela multinacional.

Resultado da experiência e know how das equipes da Indra no Brasil e Espanha, o Zeus incorpora no seu desenvolvimento os conceitos discutidos em fóruns internacionais em que a Indra participa, como o Strategic Group for Smart Grid, da Comissão Internacional de Eletricidade, na Europa.

Uma evolução completa do OPEN SGD, que hoje atende com sucesso 40 distribuidoras brasileiras de energia elétrica, o Zeus é uma plataforma tecnológica flexível e funcional. Além disso, oferece suporte a diferentes modelos de rede (padrões europeu e americano) e incorpora avançados modelos elétricos para operações e planejamentos de redes. Estes modelos proporcionam mais agilidade às companhias, assim como maior controle dos gestores sobre cada um dos processos envolvidos na distribuição de energia.

Por sua concepção e arquitetura avançada, o Zeus garante maior escalabilidade e performance, facilidade de manutenção e permite que seja customizado e parametrizado de acordo com as necessidades de cada cliente. A nova arquitetura trouxe ainda uma melhora notável na performance de processos críticos como a visualização gráfica e a execução de manobras, cujo tempo de processamento foi reduzido drasticamente.

O Zeus incorpora os seguintes módulos:

– Operação: permite aos centros de operação realizar a gestão da rede de forma ágil, confiável e segura.

– GIS: é o sistema que suporta a informação estrutural dos ativos da rede, tanto gráfica como alfanumérica. É o núcleo integrador da informação dos ativos.

– Projetos e Manutenção: permite o gerenciamento de todos os projetos e manutenções da rede de maneira unificada, dando suporte desde o desenho da obra e análise de viabilidade técnica e econômica, até a execução da mesma em campo.

– Planejamento: auxilia no planejamento da rede em longo prazo, permitindo a análise técnica e econômica da melhor opção, de acordo com o crescimento horizontal e vertical da demanda.

– Field Service: garante o envio inteligente da Ordem de Serviço diretamente à equipe em campo, em tempo real, via PDA. A ordem é enviada às equipes mais adequadas, levando em consideração a distância, o tempo de deslocamento e a prioridade do atendimento, além das características da ordem, do veiculo da equipe e dos profissionais alocados na mesma. Este módulo permite não só maior agilidade no atendimento ao cliente, como também um controle mais efetivo sobre as atividades das equipes em campo. Além disso, o Field Service é integrado aos sistemas de CRM, billing, GIS e ERP, eliminando o re-trabalho de digitação de informações e erros na inserção de dados.

– Dashboard: é uma ferramenta de apoio a tomada de decisões para as áreas operacionais e executivas da empresa.

O Zeus é uma solução modular que integra com os sistemas SCADAS e ERP´s do mercado.