Indra integra comunidade de investigação europeia ‘Trust in Digital Life’

 A Indra acaba de integrar o Trust in Digital Life (TDL), grupo europeu de investigação aberta que visa a promoção, o desenvolvimento e a utilização de tecnologias de informação e comunicação seguras, confiáveis e com respeito pela privacidade dos cidadãos.

 
Ao integrar esta iniciativa a Indra poderá explorar sinergias com empresas líderes em tecnologia, detetar necessidades emergentes dos utilizadores, melhorar a oferta das suas soluções e participar em iniciativas multinacionais. Por seu lado, a Indra irá contribuir com a sua vasta experiência no desenvolvimento de sistemas de TIC e com o seu profundo conhecimento das necessidades de grandes clientes, com quem trabalha em diferentes setores. Contribuirá ainda com a possibilidade de validação e teste de novas tecnologias de forma rápida e com introdução no mercado a curto prazo.
 
A iniciativa TDL foi identificada pela Comissão Europeia, na sua estratégia de segurança cibernética, como uma das parcerias público-privadas que melhor pode contribuir para a melhoria da segurança do trabalho da indústria europeia.
 
Fundado em 2009 pela Gemalto, Microsoft, Nokia e Philips, o TDL procura reunir um conjunto equilibrado de empresas, universidades, legisladores e administrações públicas que contribuam para o desenvolvimento de uma visão conjunta sobre como criar sistemas que ofereçam confiança ao utilizador. Atualmente, conta com mais de 25 membros prevendo, até ao final do ano, chegar aos 40.
 
Cada vez mais os cidadãos, governos e empresas dependem do ambiente digital para interagir, efetuar trocas e operações. Dentro deste âmbito, a associação fixou como missão a monitorização de incidentes de segurança cibernética, o incremento da consciencialização da necessidade de melhoraria da segurança e a definição e validação de ferramentas de autenticação interoperáveis, que facilitem a utilização segura de serviços online pelo cidadão.
 
Trabalhando na definição dos requisitos que devem ser cumpridos pelas plataformas que fazem a gestão de dados de utilizadores, incluindo as plataformas específicas para dispositivos móveis, o TDL pretende garantir a segurança integral dos dados do utilizador, desde que são introduzidos até que são recebidos.
 
Para a concretização do seu trabalho, o TDL desenvolve cenários e casos que ajudam a testar as tecnologias e a comprovar que cumprem os requisitos de segurança e privacidade necessários. Coordena ainda iniciativas europeias para reduzir a fragmentação no desenvolvimento de tecnologias confiáveis, otimizando os esforços da indústria.