A companhia espanhola Indra instalou no Equador um sistema de radares e equipamentos de controle aéreo no valor de US$ 30 milhões, informou nesta última quinta-feira a empresa em comunicado. Trata-se de cinco radares que permitirão ampliar o controle do espaço aéreo de 30% para 90% graças a sua avançada tecnologia, acrescentou. Os novos radares foram instalados nas províncias de Manabí, Pichincha, Pastaza, Azua e Galápagos e se somam a outros dois já existentes.
Além disso, a multinacional espanhola instalou na província de Cotopaxi o primeiro sistema WAM da América Latina, que permitirá oferecer apoio às aeronaves que se aproximem do aeroporto de Latacunga (próximo a Quito). Junto a estes equipamentos, a empresa informou sobre a implantação de sistemas de gestão automatizada de tráfego aéreo no centro de aproximação de Shell (centro) e acrescentou que finaliza a renovação dos de Quito e Manta (oeste), enquanto em 2012 renovou o centro de controle em rota de Guayaquil (oeste).
A Indra iniciou mais de 3.000 instalações em cerca de 140 países e na América Latina, e seus equipamentos administram o espaço aéreo do Equador, Peru, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Panamá, Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Costa Rica e Nicarágua, assinalou a companhia. EFE jsm/ma
"Copyright Efe – Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."